III Congresso brasileiro de prevenção ao suicídio

Evento é realizado nos dias 28 e 29 de agosto pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio – ABEPS e será totalmente on line e gratuito em 2020

O III Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio – HORA DA AÇÃO é um evento de caráter técnico-científico destinado a acadêmicos, profissionais e voluntários que se interessam ou atuam em serviços de promoção da vida e prevenção do suicídio.

O suicídio é um dos principais problemas de saúde pública modernos causando graves repercussões nas famílias e na sociedade. De fato, para cada suicídio, pelo menos 05 pessoas são profunda e duradouramente impactadas. O suicídio figura entre as dez principais causas de morte no mundo (a segunda, em jovens entre 15 e 29 anos de idade). São cerca de oitocentos mil suicídios a cada ano, mais do que todas as mortes provocadas por guerras e homicídios.

Fenômeno causado pela combinação de vários fatores, não aceita uma explicação simplista. Ainda assim, precisamos considerar que a maioria das pessoas que se mata tinha um transtorno psiquiátrico que, muitas vezes, não fora diagnosticado ou corretamente tratado. O sofrimento causado pela doença psiquiátrica, aliado a muitos outros fatores, pode levar a pessoa a pensar em se matar.

Identificar rapidamente pessoas sob risco de suicídio, principalmente aquelas com depressão, e facilitar a elas um tratamento adequado, o mais rapidamente possível, é algo que todos podemos e devemos fazer. Pressionar o poder público para estabelecer estratégias de prevenção, com serviços de saúde mental eficazes e com acompanhamento efetivo de todas as pessoas que estejam em risco de suicídio é algo que todos nós devemos fazer.

Embora o foco principal seja a prevenção do suicídio, os profissionais envolvidos têm bagagem para falar dos enlutados, massa que como citado anteriormente neste texto é considerável em nossa sociedade.

Fiquem atentos também à programação do O III Encontro de Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio. O evento é aberto à população geral, especialmente aqueles que tenham perdido alguém para o suicídio e sua inscrição é separada.

Para saber mais:https://congresse.me/eventos/abeps

Be the first to comment on "III Congresso brasileiro de prevenção ao suicídio"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*