O maior cemitério do mundo

O maior cemitério do mundo fica no Iraque. Atualmente 5 milhões de corpos estão sepultados em Najaf, o maior cemitério do mundo. A maioria dos corpos é de muçulmanos xiitas. E, com a guerra contra o grupo autodenominado Estado Islâmico, o número de sepulturas está aumentando. Todos os anos, 50 mil enterros são realizados no local. Esse é um bom caso para Estudos de logística e ocupação territorial.

cemiterio-iraqueImagine um cemitério que tem tumbas datadas de mais de 1.400 anos. Assim é o Wadi-Al-Salaam, que significa o Vale da Paz. Este é um cemitério islâmico localizado na cidade sagrada de Najaf, no Iraque, e tem sepultamentos há quase um milênio e meio, contendo os restos mortais de várias figuras importantes da História.

Além de sua importância histórica, o cemitério pode deter o título como o maior do mundo, pois ocupa uma área de 1.485 hectares. Najaf é uma das maiores cidades do Iraque com uma população de cerca de 600 mil pessoas, mas a “cidade dos mortos” de Wadi-Al-Salaam mantém os restos de milhões de pessoas em uma visão que se estende por cerca de 10 quilômetros quadrados do vale.

O cemitério tem importância na crença xiita, que diz que as almas de todos os homens e mulheres fiéis devem se mudar para lá, não importando onde seus corpos foram enterrados. Muitos profetas, reis, príncipes e sultões “descansam” neste cemitério, incluindo o de Profeta Hud, Profeta Saleh e Ayatullah Sayyid Muhammad Baqir al-Sadr, assim como os restos mortais do príncipe dos fiéis, Ali Ibn Abi Talib.

Esconderijo de guerra

O cemitério contém túmulos construídos com tijolos de barro e gesso, tendo criptas e lápides de diferentes níveis de altura. Há também os jazigos subterrâneos, que foram bastante usados também pelos vivos durante as guerras da região.cemiterio-iraque-guerra

Na guerra do Iraque, em 2003, os combatentes fortemente armados da milícia iraquiana sempre utilizavam o cemitério para se esconder e emboscar unidades inimigas. Os soldados norte-americanos não podiam entrar nessa área ou acabariam perdidos entre os milhares de mausoléus e emboscados pelos iraquianos, que conheciam bem o cemitério.

Nesse mesmo ano de 2003, a violência que sobrecarregou o Iraque, deixando milhares de pessoas mortas, causou uma grande expansão no cemitério de cerca de 40%, com mais 3 quilômetros quadrados de sepulturas. Até 2008 o crescimento do local continuou constante e intenso devido a outros conflitos no país. Porém, nos últimos cinco anos, os sepultamentos se mantêm em menor quantidade.