Jundiaí, em SP, já segue novo protocolo funerário frente à Pandemia

Desde o último sábado (26) a Fundação Municipal de Ação Municipal (Fumas) em parceria com a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) ampliou para três horas o tempo de duração de um velório. A decisão também foi para o número de pessoas por sala, passando de 10 para 15 familiares.

Referente à suspensão das visitações aos túmulos, a Fumas informou que se prepara para liberar a atividade e que as alterações e regulamentações aguardam apenas os devidos ajustes que estarão estabelecidas em um próximo decreto.

No caso de óbitos por covid-19, sejam vítimas suspeitas ou confirmadas, não houve alteração nos protocolos e recomeçadões sanitárias que estabelecem o sepultamento direto, sem a realização do velório.

NO PARTICULAR

Nos velórios e cemitérios particulares da cidade, como Parque dos Ipês e Memorial Parque da Paz, os mesmos protocolos das instituições municipais vêm sendo mantidos e desde sábado os familiares já podem realizar os velórios com o novo horário de ampliação de até três horas.

Com a visitação suspensa desde março o supervisor de atendimento do cemitério do Parque dos Ipês, Anderson Sabino, de 36 anos, adianta que os familiares que desejam colocar flores nos jazigos são orientados a procurarem a administração.

“As pessoas podem deixar o seu vaso de flor conosco e colocamos no túmulo. Em relação aos velórios estamos mantendo os protocolos de limpeza que foram reforçados e com o objetivo de evitar aglomerações orientamos aos familiares que façam o revezamento na hora do velório”, explica.

Por meio de nota, o Memorial Parque da Paz informou que o horário de atendimento administrativo e comercial é de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h. O acesso ao local é permitido somente com o uso de máscara e mantendo o distanciamento social.

LIMPEZA

Quanto a limpeza dos túmulos e lápides dos cemitérios municipais, o serviço tem sido realizado por pessoas contratadas pelas famílias responsáveis pelas concessões das sepulturas. Este serviço tem ocorrido atualmente mediante autorização junto à diretoria da Fumas.

No Parque da Paz são os funcionários que realizam os sepultamentos e a limpeza do local utilizando equipamentos de proteção adequados para a realização de suas atividades. Todos os espaços de atendimento estão sendo higienizados com produtos específicos.

Fonte: Jornal de Jundiaí