Muros do cemitério de Londrina se transformam em arte

Após ganhar um mural de grafite em outubro, o Cemitério São Pedro, de Londrina – PR – recebeu uma nova intervenção artística. São as telas com fotos históricas da cidade. No total, são 50 telas, que estão sendo instaladas aos poucos no muro do cemitério, que fica no centro de Londrina.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), patrocinadores, e o artista plástico radicado em Londrina, Carlos Kubo, que cedeu todas as telas.

A administradora da Acesf, Fabiana Borelli Amorim, contou que a ação integra o projeto Galeria a Céu Aberto. “O muro do cemitério passou por reforma recentemente e a intenção é transformar o espaço em um ponto de manifestações culturais, promovendo a aproximação e o contato da população com a arte”, disse.

grafites feitos em outubro 2019

As 50 fotos que irão compor o cenário representam o desenvolvimento de Londrina desde sua fundação, como a chegada do primeiro trem à cidade, em 1935, e a do primeiro avião no ano seguinte; a Catedral Metropolitana, inaugurada em 1934; a Estação Ferroviária sendo construída, em 1949; a pavimentação da cidade e imagens da região central nos anos 1950; a inauguração do Hospital Santa Casa, em 1944; o primeiro jogo do Londrina Esporte Clube, em 1956; dentre outros.

As fotos serão impressão em “giclée” uma técnica de alta qualidade feita em tecido, que reproduz obras originais em tamanhos maiores. As telas que serão instaladas no muro do cemitério têm 2,80 metros de altura e 3 metros de largura.

 

Fonte: Redação Bonde com N.Com