Justiça dos EUA processa grupo que roubava partes de corpos de Harvard

A Justiça Federal dos Estados Unidos acusou seis pessoas por terem feito parte de um grupo que roubou e vendeu partes de cadáveres que pertenciam a duas instituições: a Escola de Medicina de Harvard, no estado de Massachusetts, e um necrotério no estado de Arkansas.

De acordo com as acusações, a figura central do grupo é Cedric Lodge, de 55 anos, que era o responsável pelo necrotério do Programa de Doações Anatômicas da Escola de Medicina de Harvard. Segundo os promotores, entre 2018 e 2022, ele transportou e vendeu partes de corpos humanos em diversos estados do país.

Os estudantes de medicina precisam de cadáveres para estudar anatomia e procedimentos médicos. Para isso, eles usam corpos doados à faculdade. Quando a universidade termina de usar o cadáver, geralmente eles são cremados, e os restos são devolvidos às famílias ou enterrados no cemitério médico da universidade.

Corpos doados – Como gerente de necrotério na escola de medicina, Cedric Lodge tinha acesso aos cadáveres doados. Segundo a acusação, ele roubava partes dissecadas dos cadáveres, como cabeças, cérebros, pele e ossos, e os transportava para sua casa no estado de New Hampshire.

Cedric e a mulher então negociavam com outras pessoas a venda dos restos humanos roubados.

Em algumas ocasiões, Cedric recebeu clientes dentro do próprio necrotério. Em 28 de outubro, ele teria recebido no recinto uma dona de uma loja, Katrina Maclean, e vendido duas faces dissecadas por US$ 600.

Maclean armazenava e vendia os restos roubados em sua loja, chamada Kat’s Creepy Creations. Além disso, ela teria enviado os restos para compradores em outros estados (o grupo chegou a enviar partes de corpos pelo correio).

Em um caso específico, ela teria enviado pele humana a um outro acusado para ser curtida e transformada em couro.

Fonte: G1