Tudo que ouvimos e vimos hoje sobre os números assustadores e acontecimentos estarrecedores, provocados pelo corona vírus em Manaus, é verdade.
Situações totalmente diferentes, bem mais amenas, estamos vivenciando em muitos outros recantos e cidades do Brasil. Estas também são verdadeiras.
Ninguém está totalmente certo, nem totalmente errado, em análises ou conclusões, quando o tema é covid-19. Este intruso ainda é em grande parte um desconhecido.
Também não podermos deixar que pontos de vistas diferentes, muito menos a capacidade que cada tem de entender o momento, nos afaste do foco: “Sair vivos desta crise.”
Mas é certo afirmar que, estamos no centro de muitas realidades de um mesmo fato.
Cidades que estão melhor estruturadas ou que se anteciparam nas medidas preventivas, estão conseguindo enfrentar a crise de maneira totalmente diferente a de outras, que mergulharam fundo na zona quente.
É improvável que as cenas vistas em Manaus se repitam por todas as cidades do Brasil. Lá, uma soma de fatores negativos se acumularam, a uma reação tardia e insuficiente dos gestores públicos locais, contudo não dá para negar, o sofrimento deles tem nos impactado, ensinado e nos feito se movimentar na prevenção, preparação e elaboração de planos de contingências.
Manaus não é reflexo da situação que todo Brasil vive, mas reflete em toda nação seus acontecimentos. Não podemos ignorar-los, Manaus esta em nós. Fomos contagiados.
Precisamos agora se unir para que vençam. A Vitoria de Manaus fará de todos nós, agora Manauaras, também vencedores .
Lourival Panhozzi
Pres. ABREDIF/SEFESP