Assistência a quem necessita de urna funerária, enxoval e cesta básica

Para as urnas, há um convênio direto com uma funerária. As assistentes sociais são responsáveis pelo acionamento do serviço

A Secretaria de Desenvolvimento Social –SEMDES de Timon, terceiro maior município do Estado do Maranhão, vem mantendo o trabalho assistencial à famílias de baixa renda das zonas urbana e rural.

Para ter acesso aos benefícios, é necessário comprovar baixa renda e para cada um deles há critérios definidos. No caso da urna funerária, há um convenio direto com a empresa, mas quem aciona o serviço é a assistente social. O atendimento funciona  24 horas, em todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. Duas assistentes sociais fazem essa linha direta com a funerária.

Ao ser constatado a baixa renda, são feitos os encaminhamentos para aquisição da urna.

“Em situações que a pessoa venha a falecer nas unidades de saúde, como: Hospital Municipal do Parque Alvorada, Hospital Regional Alarico Pacheco e UPA, as assistentes sociais dessas unidades, já possuem um canal direto conosco, e assim providenciamos a liberação das urnas para famílias de baixa renda. Caso aconteça na residência, o familiar pode nos acionar através dos nossos telefones e  WhatsApp, que providenciamos a liberação da urna”, afirma a diretora da Proteção Social Básica.

Para os outros benefícios, como o enxoval, a gestante precisa ser acompanhada por um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social desde o início da gravidez.

.