30% dos auxílios funerários gratuitos foram para COVID-19 em RR

Desde o início da pandemia de coronavírus, Roraima registou 231 mortes decorrentes de Covid-19.

Desse total, 62 famílias foram contempladas com o auxílio funerário concedido pela Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

De acordo com a Setrabes, esse número de 62 famílias, é referente ao período de 28 de abril e 16 de junho, representando 29,3% do total de auxílios funerários concedidos em 2020. Desde o início do ano, o governo já concedeu 211 benefícios.

Ainda de acordo com a secretaria, nos próximos dias será lançado um edital de chamamento público para empresas funerárias interessadas na prestação deste serviço, atendendo especificamente os casos de sepultamento decorrentes da Covid-19.

A Setrabes informou que foi  implantado o  Plano Integrado de Contingência à COVID-19 (Plancon Covid-19), com a finalidade de abranger os atendimentos em relação aos óbitos ocasionados pela doença,  para o Estado de Roraima, relacionados às situações de emergência no contexto da pandemia causada pelo Coronavírus, contemplando diretamente famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.

O Plancon é composto por órgãos estaduais, municipais, empresas funerárias e conta também com a participação do Exército Brasileiro e Operação Acolhida.

A finalidade do Plancon é definir os procedimentos, ações e decisões a serem tomadas pelo poder público na imediata resposta nos óbitos decorrentes da Covid-19, possibilitando a resposta eficaz, protegendo a população e reduzir danos e prejuízos.

Fonte: Folha BV