A SB Comunicação desenvolveu uma ação de marketing para o Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, inspirada no filme Bird Box, blockbuster da Netflix visto por mais de 80 milhões de pessoas. A agência pegou carona na ideia principal do filme e criou uma ação para surpreender pessoas que foram abordadas na rua.
A proposta era levá-las de olhos vendados, assim como no filme, a uma experiência desconhecida para tentarem descobrir aonde estavam. Ao chegarem no lobby do cemitério vertical, inaugurado em setembro do ano passado, os voluntários foram induzidos a adivinhar que lugar era aquele. Após assistirem à simulação de um velório personalizado, um dos diferenciais do Crematório e Cemitério da Penitência, os participantes foram convidados a opinar sobre suas percepções do ambiente e a cerimônia a que tinham acabado de assistir. O resultado pode ser conferido aqui. O vídeo, lançado no dia 13 de fevereiro nas redes sociais, já alcançou quase 280 mil visualizações no Youtube, Instagram e Facebook.
“O desenvolvimento da ação envolveu todos os setores da agência: design, jornalismo, digital e publicidade. Assim como no filme, levamos os participantes a enfrentarem o desconhecido, buscando transpor seus medos e barreiras, desconstruindo a ideia que as pessoas têm de um cemitério. Trouxemos o conceito do filme para a realidade”, ressalta Simone Beja, diretora da agência.
Responsável pela criação e desenvolvimento do projeto, a social media Leandra Vianna conta como foi a concepção da iniciativa e quais os elementos foram levados em conta no processo. “As ações que desenvolvemos para esse cliente são sempre um desafio, pois o tema é muito delicado. Dessa vez, quisemos apostar numa proposta ousada, até porque não tínhamos ideia de como seria a reação das pessoas ao descobrir que estavam em um cemitério. Muita gente tem paúra desse tipo de lugar. Decidimos fugir do que já foi feito nesse mercado, que muitas vezes acaba buscando o viés do humor. Aproveitamos o real time do filme e unimos conceitos de marketing de guerrilha, viral e digital na ação”.
Para o coordenador comercial do Crematório e Cemitério da Penitência, Rogério Oliveira, a ação tem por finalidade divulgar a marca e tornar o empreendimento uma referência no ramo cemiterial fluminense. “Recebemos um feedback muito positivo dos nossos clientes e depois que o vídeo viralizou muitas pessoas nos procuraram curiosas para conhecer nossos serviços”, afirma.
De acordo com o gerente geral do Crematório e Cemitério da Penitência, Alberto Brenner Junior, “essa ação terá um papel fundamental para aumentar nossa visibilidade, já que o vídeo serve para que nosso cliente final conheça mais sobre o que oferecemos e desmistifique a ideia que muitas pessoas têm sobre a atmosfera de um cemitério”, justifica.