Novo cemitério de Apucarana terá 7 mil vagas

A Prefeitura de Apucarana-PR e a Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa) esperam apenas pela liberação do licenciamento de instalação, para dar início à venda de lotes no futuro Cemitério Morada da Paz. O anúncio foi feito prefeito em exercício juntamente com a apresentação do projeto do novo cemitério municipal, pela arquiteta responsável.

Na área de 46 mil metros quadrados, situada ao lado do Cemitério Ucraniano, está prevista uma estrutura com capacidade para sepultar 6.752 pessoas. São jazigos de dois ou quatro carneiras, subdivididos em três espaços.

A arquiteta explicou todos os detalhes do projeto: “Na concepção do novo projeto priorizamos uma harmonia de toda a estrutura com a paisagem natural da região, incluindo jardins e arborização”.

Foram respeitados conceitos como acessibilidade, sustentabilidade e o simbolismo religioso do Cemitério Morada da Paz. O projeto prevê ainda um ossário, com capacidade para 360 gavetas; uma capela mortuária com quatro ambientes distintos para velórios; um espaço para administração e serviços; um cruzeiro para orações; além de passarelas e área de estacionamento.

Os trâmites para a liberação da licença de instalação estão em fase de análise pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Foram feitas sondagens de solo e não foram detectados riscos de contaminar nascentes ou lençóis freáticos.

Conforme pontuou a prefeitura de Apucarana, as vagas para sepultamento no Cemitérios Cristo Rei e da Saudade estão chegando ao limite.

 

Fonte: TN ON LINE