Tecnologia e qualidade de vida

De vez em quando, uma nova tecnologia é lançada e provoca um impacto tão grande na sociedade que altera a maneira como as pessoas vivem e se relacionam.

A tecnologia trouxe uma série de benefícios que facilitam o dia a dia e contribuem para aumentar a qualidade de vida da população.

Descobertas científicas proporcionaram um considerável aumento na expectativa de vida, a internet leva praticidade e conforto às pessoas e softwares de gestão adicionam agilidade à rotina de organizações.

Se antes você deveria sair de casa correndo para pagar uma conta esquecida que está para vencer, hoje em dia basta acessar o seu banco pela internet e solucionar o problema em alguns poucos cliques.

O tempo que sobra pode ser usado para passar mais momentos com a família e amigos.

Outro ponto que vale a pena citar em relação à internet é o fato de que esta tecnologia aproxima as pessoas. Pais e filhos que moram em países diferentes, por exemplo, podem se comunicar em chamadas de vídeo que têm pouco ou nenhum custo.

As redes sociais e comunidades virtuais também facilitam o encontro de pessoas que compartilham interesses. Novas e verdadeiras amizades podem ser construídas a partir de dispositivos como computadores e smartphones.

Existem inúmeros benefícios trazidos pelas tecnologias lançadas nos últimos anos. Quando bem utilizadas, elas facilitam – e muito – a vida das pessoas.

Exageros – Os smartphones, por exemplo, mudaram a maneira como as pessoas acessam notícias e se comunicam com conhecidos. Se, há alguns anos, as pessoas chegavam em casa e sentavam na frente de um computador para responder e-mails e interagir com amigos – virtuais e reais – atualmente, elas estão conectadas o tempo todo: no trabalho, na hora do almoço, na fila da padaria e no trânsito.

Não é incomum ver uma mesa de amigos e perceber que todos eles estão com suas atenções voltadas para os seus aparelhos de telefone.

O vício na internet, e a dependência de aparelhos móveis com acesso à ela, podem ser perigosos para a saúde emocional e até física das pessoas.

A busca por uma vida perfeita, que só pode existir no mundo virtual, pode levar à depressão, por exemplo.

Há ainda o estresse tecnológico e a ansiedade – provocada pela necessidade frequente de ver as últimas atualizações do Facebook e do Instagram e de checar e-mails e mensagens no WhatsApp.

Quando a tecnologia é nociva

Se você sente que as novas tecnologias atrapalham a sua vida, pode ser hora de procurar ajuda psicológica.

Um especialista pode ajudar a identificar exageros no uso de recursos, como a internet, e a buscar uma relação mais saudável com a tecnologia. É preciso estar atento a sinais como:

  • Sentimento de ansiedade provocado pelo afastamento de aparelhos que tenham acesso à internet.
  • Sentimento de vazio constante.
  • Busca por um ideal de beleza, ou até de vida, semelhante ao que amigos e webcelebridades compartilham nas redes sociais.
  • Estresse frequente.
  • Incapacidade de interagir ao vivo com outras pessoas.
  • Dificuldade de concentração.
  • Diminuição de atividades que proporcionam convívio social – deixar de ir a um bar com amigos, por exemplo, porque pode conversar com eles por WhatsApp

Fonte: Casa do Desenvolvedor / Awari

Leia mais na Diretor Funerário de março 2024