Servilusa reduz pegada ecológica

Para comemora o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozono, 16 de setembro, a Servilusa Agências Funerárias revela que reduziu para menos de metade o consumo de eletricidade e para quase metade o de papel, entre 2018 e 2020.

As vésperas de mais uma convenção do clima das Nações Unidas, em Glasgow, no final de outubro, a líder do setor funerário em Portugal recorda as boas práticas ambientais presentes no seu DNA e o compromisso de sustentabilidade assumido desde sempre, que teve até impacto no sistema de normalização nacional, no setor funerário, com as suas urnas biodegradáveis.

Na opinião de Paulo Moniz Carreira, «empresas saudáveis e geradoras de emprego, como é a Servilusa, têm a obrigação ética de promover as boas práticas sociais e ambientais! Não podemos encarar estas políticas como um custo, mas como um investimento. Até porque não aderir às políticas ambientais também terá o seu custo mais cedo ou mais tarde!»

O diretor-geral de negócio da Servilusa garante que «hoje podemos oferecer um funeral 100% verde, desde os materiais utilizados passando pela utilização de uma viatura elétrica e de vestuário biodegradável para o falecido, mas há sempre espaço para melhorar e inovar!»

Neste contexto, destaca-se a última I-NOVA, newsletter da Servilusa, uma edição verdadeiramente especial, com capa impressa em papel com sementes, desafiando (com tutoriais!) os seus leitores a plantar e ver em crescer flores coloridas, como símbolo do compromisso da Servilusa para semear um futuro mais sustentável.

Os primeiros resultados chegam, com a obtenção da sua primeira certificação pela ISO 14001, em 2006, e hoje com adoção de um vasto e crescente conjunto de boas práticas, que envolveram colaboradores e já contagiaram as comunidades onde a Servilusa está presente.

Mitigar o impacto ambiental é assim uma preocupação central na prática da empresa, que  em 2020 adotou a iniciativa InArboriam, em que cada funeral é acompanhado da plantação de uma árvore. Uma parceria com a organização não-governamental (ONG) Tree-Nation, que conta mais de 8.572 árvores plantadas, correspondendo a uma compensação de 989 toneladas de CO2, no início de setembro de 2021.

A Servilusa é a maior e mais moderna empresa funerária de Portugal, detida 100% pela empresa de serviços funerários Mémora, cujo capital é  maioritariamente do Ontário Teachers´Pension Plan. A empresa possui 66 “agências” em todo o país e conta com mais de 320 colaboradores nos seus quadros.

Fonte: Unimagem – PT