Qual a doença que mais causa mortes no mundo?

Responsável por causar 11 milhões de mortes por ano, a sepse é a doença que mais mata no mundo

A cada dia que passa, a ciência e a medicina avançam e descobrem como tratar ou até mesmo curar enfermidades. Porém, em contrapartida, diariamente novos problemas de saúde surgem ou são identificadas. Ao mesmo tempo, existem as que são conhecidas há muitos anos, mas que continuam causando um alto número de vítimas. Uma delas é a sepse, doenças que mais causa morte no mundo.

Uma pesquisa, publicada na revista científica Lancet, apontou que cerca de 85% dos casos da doença acontecem em países pobres ou que ainda estão em processo de desenvolvimento.

Responsável por uma a cada cinco mortes no mundo, a sepse é conhecida como “envenenamento do sangue”. Estima-se que, anualmente, 11 milhões de pessoas morram em decorrência dessa doença. Também chamada de sépsis ou septicemia, ela é de difícil diagnóstico, o que explica o alto número de mortes.

A sepse é uma resposta do organismo a algum tipo de infecção existente no paciente, que pode ter sido causada por fungos, vírus, bactérias ou protozoários. Quando uma infecção é detectada, o sistema imunológico tenta controlá-la, para que ela não se espalhe pelo corpo.

Porém, em muitos casos, esse controle não é eficiente e a infecção atinge outras regiões. Com isso, o organismo lança uma resposta inflamatória sistêmica. O problema é que, ao fazer isso, o sistema imunológico pode entrar em colapso, pois além de atacar a infecção, ele ataca o próprio organismo.

Por causa disso, o paciente pode ter falência de algum órgão ou até mesmo falência de vários órgãos, resultando na morte da pessoa. Quando sobrevive, o portador da doença pode ficar com sequelas.

A seriedade da doença alerta ao fato de muitas pessoas não darem importância a alguns tipos de infecção, como a infecção urinária. Assim como a pneumonia, esse quadro pode evoluir rapidamente para uma sepse.

Quando é diagnosticada rapidamente, a sepse pode ser tratada. Para isso, é de extrema importância que infecções sejam detectadas quando ainda estão em estágio inicial. Confira abaixo os sintomas da sepse.

 

Fonte: Dr. Curioso