O presépio é uma reprodução do local onde nasceu Jesus Cristo, como estabelecido na tradição cristã.
Trata-se de uma maquete no qual se retratam o local e os presentes na ocasião do nascimento de Jesus, inclusive os animais. Ele pode ser construído em miniatura ou em tamanho real.
Apesar de alguns elementos comuns, essa tradição natalina entre os cristãos, pode ter suas próprias características.
Além de ser o momento de reforçar a grandeza de Deus na forma do recém-nascido Jesus, o presépio reforça que Jesus veio a Terra como um homem pobre e simples, dando dimensão ao valor da humildade na crença cristã.
Teria surgido na Itália em 1223 com São Francisco de Assis explicando para os camponeses o nascimento de Jesus.
Além da Itália e do Brasil, o costume de construir presépios pode ser encontrado em diferentes países, Austrália, Portugal, Estados Unidos e Espanha
Exposição Internacional no Vaticano
“100 Presépios no Vaticano” ocupa a Praça São Pedro desde 08 de dezembro e segue em exposição até 06 de janeiro de 2025. A mostra reúne obras criadas por artistas de todo o mundo, que manifestaram a sua criatividade ao representarem as cenas do nascimento de Jesus em Belém. Muitas das obras presentes inspiram-se no tema “A esperança não engana”.
Os presépios são provenientes de vários países europeus, como França, São Marino, Croácia, Polônia, Alemanha, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, e de todo o mundo, como os Estados Unidos, Costa Rica, Venezuela, Brasil, Mali, Japão, Filipinas, Taiwan, Paraguai.
Destaca-se ainda o presépio do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, feito com materiais naturais, incluindo fibra de coco e banana. Também estará exposta uma Natividade, em estilo napolitano, feita de madeira e casca de árvore pela seção de Caserta da União Italiana de Cegos.
Fonte: Vatican News