O Funeral da Rainha

Quando o caixão da rainha chegar a Londres, haverá um velório no Salão de Westminster por cerca de quatro dias antes do seu funeral, permitindo que a população passe por ali.

O grande salão é a parte mais antiga do Palácio de Westminster, no coração do governo britânico.

O último membro da família real a ter um velório ali foi a rainha-mãe em 2002, quando mais de 200 mil pessoas foram ao salão.

O caixão da rainha ficará em uma plataforma elevada, conhecida como catafalco, abaixo do telhado de madeira medieval do século 11. Cada ponta da plataforma terá a guarda de soldados de unidades que servem a Casa Real.

Ela será levada do palácio de Buckingham até o Salão de Westminster em uma lenta procissão, acompanhada por uma parada militar e por membros da família real.

O público poderá acompanhar a procissão nas ruas e provavelmente serão instaladas telas exibindo a cerimônia nos parques reais de Londres.

Urna –  será envolta pelo Estandarte Real e, uma vez no Salão de Westminster, terá em cima a Coroa do Estado Imperial, o orbe e o cetro.

Assim que o caixão for posicionado no salão, uma pequena cerimônia será realizada. Depois, o público terá permissão para entrar.

Quando será o funeral da rainha?

O funeral da rainha deve acontecer na Abadia de Westminster em menos de duas semanas. O dia exato ainda será confirmado pelo Palácio de Buckingham.

A abadia é uma igreja histórica onde rainhas e reis britânicos são coroados, incluindo a própria coroação da rainha em 1953. Foi ali também que ela se casou com o príncipe Philip em 1947.

Desde o século 18 não houve funerais de monarcas na abadia, embora o funeral da rainha-mãe tenha sido realizado ali em 2002.

Chefes de Estado de todo o mundo se juntarão a membros da família real para celebrar a vida e os feitos da rainha. Políticos de alto escalão e ex-primeiros-ministros do Reino Unido também estarão lá.

O dia começará com o caixão da rainha sendo levado do Salão de Westminster à Abadia de Westminster por uma carruagem da Marinha Real.

A carruagem foi vista pela última vez em 1979 no funeral do tio do príncipe Philip, Lord Mountbatten.

Membros seniores da família real, incluindo o novo rei, provavelmente seguirão a procissão.

A cerimônia deve ser conduzida pelo reitor de Westminster David Hoyle, com o arcebispo de Canterbury Justin Welby dando o sermão. A primeira-ministra Liz Truss pode ser convidada a ler um texto.

Após esta cerimônia, o caixão da rainha será levado em uma procissão a pé da abadia até o Arco de Wellington. Depois, seguirá para Windsor em carro fúnebre.

O caixão fará sua rota final até a capela de St. George no castelo de Windsor, à tarde.

O rei e membros seniores da família real devem comparecer a uma procissão no Quadrângulo do Castelo de Windsor antes de adentrar na capela de St. George para um rito.

O caixão da rainha será colocado na Abóboda Real antes de ser enterrado na capela memorial do rei George 6º, localizada dentro da capela de St. George.