Liquido acumulado em sepulturas em cemitério do Guarujá-SP

Funcionários de um cemitério em Guarujá, no litoral de São Paulo, foram flagrados drenando a água acumulada próximo a túmulos com o uso de uma bomba de sucção. Imagens mostram o procedimento, que descarta o líquido em águas pluviais. A Prefeitura disse que o procedimento é normal.

As imagens foram feitas nas dependências do cemitério Jardim da Paz, no bairro Morrinhos. As fotos mostram campas abertas, com mangueiras espalhadas, usadas para a drenagem da água. Em outras imagens, funcionários surgem trabalhando usando luvas e máscaras. A situação rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, gerando comentários de pessoas que possuem parentes enterrados no cemitério.

Muitos alertavam que nem todos os espaços onde o procedimento era feito estavam vazios; outros chamavam atenção ao risco de que a água retirada dos lóculos, em contato com as águas pluviais, poderia contaminar afluentes e até mesmo as praias da cidade.

A Prefeitura de Guarujá, Em nota,  informou que o procedimento sempre foi feito nos cemitérios da cidade, e que a água retirada, na verdade, fica em um vão entre as campas, e não onde os corpos são depositados.

A administração também explica que não há a remoção de resíduos sólidos, e que os funcionários trabalham com equipamentos de proteção. Como tudo é feito após o período de decomposição dos corpos, que dura cinco anos, dificilmente os funcionários têm contatos com restos cadavéricos.

Fonte G1