Homenagem às vítimas de Covid e profissionais do setor funerário

Os trabalhadores do setor funerário e aqueles que não tiveram o ritual de despedida adequado neste ano, devido à pandemia da Covid-19, foram homenageados em um evento no Crematório Metropolitano. O reconhecimento foi transmitido em uma cerimônia virtual, no YouTube.

A live mostrou nomes e fotos dos entes queridos que partiram, seguido de uma jornada de aplausos e um minuto de silêncio com flautista, em tributo às vítimas do novo coronavírus e profissionais do setor.

“Há 8 anos a Alpar, que é a Associação Latino-Americana de Cemitérios e Crematórios, promove o evento Mundo Unido Pela Vida. Mas neste ano a gente deveria também fazer uma homenagem às pessoas que nos deixaram durante a pandemia e que não tiveram a devida oportunidade de se despedir delas. E aproveitamos para fazer o reconhecimento aos profissionais funerários, que tiveram sim que aceitar riscos e não tiveram opção de parar, com profissionalismo e sentimentos”, agradece o presidente do Grupo Cortel, que administra o espaço, Rafael Azevedo.

O evento mencionado promove anualmente a integração das empresas do setor de Cemitérios e Funerárias no mundo todo e as comunidades locais com o objetivo de celebrar a vida, seus valores e a memória daqueles que partiram. É realizado desde 2012, em mais de 30 países, espalhados por cinco continentes.  Em Porto Alegre, a edição 2020, teve um formato diferente do praticado em outros anos, quando as homenagens eram presenciais.

“Todos os rituais tiveram que ser adequados, de acordo com as novas regras, para não ter uma disseminação ainda maior da Covid-19. Existe uma necessidade de afeto e acolhimento que ficou reprimida de alguma forma. O Grupo Cortel tem uma honra de agradecer a todas famílias que estiveram conosco e nos escolheram e também prestar homenagem a todas estas outras famílias que tiveram perdas de seus entes queridos durante a pandemia”, destaca a gerente de Marketing, Camila Kochhann.

Fonte: Correio do Povo