Funerários  X Corona Vírus

Nota oficial 002 da A BREDIF/SEFESP

Recebemos agora uma resposta do questionamento que fizemos ao departamento de patologia de um dos maiores centros médicos do Brasil.

Considerando que eles estão encarregados de realizar as necropsias das vítimas do Corona Virus, por analogia, o que serve a eles neste momento, também se aplica a nós na realização das tanatos.  Lembrando que mesmo eles, até agora, não receberam nenhuma notificação legal determinando a adoção de novos procedimentos ou suspensão de outros.

Como vocês poderão observar pela resposta abaixo, eles estão, assim como nós, tateando no escuro, buscado uma luz que não tardará a acender para Todos. Estamos confiantes que vamos vencer.

Vejam a resposta do Dr. Marcos chefe da Patologia Unesp:

Na semana passada tivemos uma reunião com o Dr. Carlos Magno sobre este assunto e o que ele nos passou foi o seguinte:

Devemos seguir o mesmo protocolo de Necropsia de pacientes portadores do H1N1,ou seja, uso da máscara N95, além do traje convencional (avental descartável, luvas e botas).

A sala de procedimentos deve ser mantida fechada, com as janelas abertas e a exaustão coletiva ligada .

o se deve usar a serra elétrica para cortar o esterno, para evitar a dispersão de poeira, devido a proximidade com o pulmão.

Logo após, devemos acionar a equipe especializada da Limpadora para realizar a limpeza terminal com quaternário de amônia.

Após o término do procedimento necroscópico deve-se higienizar os instrumentos, mesa, botas e máscaras (temos a facial inteira).

Temos estas orientações então. Dr. Carlos Magno, que faz parte do comitê criado pelo governo para tratar deste tema, passou para os patologistas.

Dr Carlos Magno também está em contato permanente com nossas entidades. Se recebermos alguma orientação por escrito ou algum estudo científico específico, informaremos.

 

Lourival Panhozzi

Presidente SEFESP/ABREDIF