Funerária de Erechim realiza ação em homenagem aos entes queridos

Com o tema “Cultivando Vidas e Preservando Histórias”, objetivo é demonstrar solidariedade às famílias e amigos que perderam pessoas amadas e também às vítimas da Covid-19

A Funerária São José de Erechim – RS realiza no sábado (11/12) uma ação em homenagem às vítimas da Covid-19. O objetivo, é demonstrar solidariedade às famílias e amigos que perderam entes queridos na pandemia e relembrar a história daqueles que partiram.

Com o tema “Cultivando Vidas e Preservando Histórias” o evento é organizado pela equipe da funerária e de voluntários.

De acordo com a proprietária Dione Andreola, o convite está sendo feito para toda a comunidade regional e também anunciado por meio das redes sociais. “Convidamos as famílias e quem deseja participar a entrar em contato conosco, para confirmar a presença. É um momento muito especial e ao mesmo tempo delicado”, destaca.

Acolhendo as famílias – A maioria dos setores da sociedade, precisou se reinventar na pandemia. Essa realidade, também atingiu o setor funerário. Conforme a sucessora Carina Andreola, a equipe sempre trabalhou, mesmo antes da pandemia da melhor forma possível para atender as famílias e prestar o melhor apoio. “É muito doloroso perder um ente querido e não conseguir se despedir ou fazer uma cerimônia. Neste sentido, criamos uma ação de despedida. Levamos até o cemitério uma chuva de petálas de rosas e fazemos uma cerimônia ao ar livre, seguindo todos os protocolos de saúde. A intenção é relembrar a vida de quem partiu juntamente com o familiar. Além disso, buscamos trazer músicos para amenizar a dor e confortar o coração dos presentes neste momento tão dificil”, conta.

Importância da ação – Um dos principais focos de realizar esse evento na cidade, é acolher e apoiar as famílias e pessoas que estão passando pelo luto. “Nossa intenção como Família São José é cuidar de outras famílias, transformando um momento delicado e doloroso para as pessoas em uma oportunidade de acolhimento e consolo”, frisa Milena de Souza colaboradora da Funerária São José.

Conforme a equipe, o objetivo não é somente participar da dor daqueles que perderam pessoas amadas, mas prestar auxilio e solidariedade às famílias no momento de homenagear seus entes e relembrar suas histórias. “Não queremos estar presentes apenas no momento da dor, queremos no aproximar das famílias. Dentro da programação, iremos entregar um balão branco com gás hélio representando o ente querido, nele também irão constar sementes de árvores. O balão com gás, quando chega em uma determinada altura e alcança o calor, estoura. Nossa intenção é que as sementes caiam no solo e isso possa representar que a vida das pessoas que se foram, estejam um pouco em cada lugar. Nem todas as pessoas conseguiram homenagear quem partiu, mas agora pode ser um momento para que essa cultura da homenagem inicie e a funerária não signifique apenas um momento de dor”, explana Milena.

Vivência diária da Funerária

Lidar com a dor é uma vivência diária das funerárias, mas é preciso lembrar que os profissionais quem fazem esse trabalho se envolvem significativamente com o momento de quem perdeu alguém.“Em toda a despedida há um turbilhão de emoções, principalmente na morte, que é um processo natural. Sabemos que vai acontecer, mas nunca estamos preparados. Nós da Funerária São José, vivemos essa realidade todos os dias e nos colocamos no lugar das famílias, porque também temos as nossas. Um dia também vamos perder alguém, por isso entendemos cada pessoa que chega até nós”, explica Carina.

Dione acrescenta, que mesmo nos casos em que a morte é esperada, dificilmente as pessoas estão preparadas para receber essa notícia triste. “Quando acontece, é uma notícia complicada que traz um impacto muito grande. Para nós é difícil também, algumas pessoas chegam desesperadas, outras revoltadas, e temos que entender a dor deles porque é um momento delicado para todos”, reflete.

Fonte: Bom Dia Erechim