Dia de Finados no Brasil

Belém – Os cemitérios públicos de Belém-PA receberam visitantes em cenário de abandono: mato alto, lixo, sepulturas expostas e até focos de incêndio.

No cemitério do Tapanã, bombeiros foram acionados para controlar focos de incêndio que se alastraram em parte do terreno. Cruzes de madeira que são deixadas pelas pessoas acabaram destruídas pelo fogo.

Na entrada de um dos maiores cemitérios da capital, a movimentação foi grande durante a manhã. A visita ao local acabou se transformando em mutirão de limpeza, feito pelos parentes das pessoas sepultadas. Muitas pessoas estavam abrindo caminhos em meio ao mato.

Em outro cemitério, o Santa Izabel, no bairro do Guamá, os visitantes encontraram grande quantidade de lixo e entulhos.

Folhas secas, galhos, lixos domésticos, garrafas, deixadas no local e que não foram retirados para o Dia de Finados.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) afirmou, em nota, que “nos dois cemitérios públicos administrados pelo órgão, o Santa Izabel, no Guamá, e o São Jorge, na Marambaia, são realizados diariamente serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas”.

“A Prefeitura de Belém, por meio da Seurb, trabalha diariamente na limpeza dos cemitérios, para oferecer um ambiente digno para os visitantes durante o ano todo”, disse a nota.

Ainda segundo a Seurb, foram intensificados serviços de limpeza, roçagem e retirada de entulhos há mais de 30 dias para o Dia de Finados e que, além dos serviços, também foram acelerados os trabalhos da obra de recuperação da calçada que fica em frente ao cemitério São Jorge.

A secretaria informou que o muro do local, que foi derrubado com a queda de árvores, também foi recomposto e pintado.

O órgão declarou que “a responsabilidade sobre a manutenção e zelo pelas sepulturas é dos proprietários” e que “em caso de violação ou dano, a administração do cemitério deve ser acionada para as providências cabíveis”.

Goiânia – Desde o início da manhã, os principais cemitérios das cidades da Região Metropolitana registraram grande fluxo, até mesmo, porque muitas pessoas vão até os locais para prestar homenagens a várias personalidades que estão enterradas na capital, entre elas estão os cantores Marília Mendonça, Leandro e Cristiano Araújo.

Muitos vendedores também aproveitam a data para vender flores e velas nas portas dos cemitérios e garantir uma renda extra. Várias missas também são celebradas nos locais, para que as famílias se sintam ainda mais acolhidas.

São Paulo – Cerca de 1,5 milhão de pessoas visitaram os 22 cemitérios municipais da cidade de São Paulo -SP nesta quarta-feira (2), segundo o Serviço Funerário do Município (SFMSP).

Devido ao feriado de Finados, a Prefeitura de São Paulo reforçou as ações de zeladoria e segurança nesses locais, que funcionaram das 7h às 18h.

Por causa da ‘Operação Finados’, cerca de mil funcionários do Serviço Funerário, devidamente uniformizados, ficaram de plantão nas necrópoles para orientar os visitantes.

Foram distribuídas máscaras de proteção facial e álcool em gel, e instalados banheiros químicos para os visitantes desses 22 cemitérios, inclusive com atendimento dentro dos padrões de acessibilidade, segundo a gestão municipal.

“Em todos os cemitérios teve missas, cultos e recepções religiosas para acolhimento dos munícipes”, informou a prefeitura da capital paulista.