Cadastro on line pode ajudar Setor Funerário a agilizar sepultamentos durante a Pandemia

A ABREDIF juntamente com a empresa Gold System, está preparando plano de ação para que juntos possamos dimensionar e usar adequadamente todos os recursos cemiteriais disponíveis.

Síntese da ação:

  • Disponibilizar um sistema que estará na nuvem e acessível, sem custo, a todas as empresas funerárias e cemitérios do Brasil, independentemente de serem vinculadas a qualquer entidade.

Já foram realizados testes no sistema e funciona bem. A Gold System vem apenas ajustando algumas funcionalidades.

  • O cemitério, uma vez cadastrado neste sistema, informará a sua capacidade de realizar sepultamento por dia/hora. Abrirá, assim, uma agenda que poderá ser acessada por todos funerários para verificação dos horários disponíveis.
  • A empresa funerária na hora da contratação do funeral, acessará o sistema e fará a reserva. Será necessário informar o número da declaração de óbito.
  • A informação do agendamento será visualizada pelo cemitério, que passará a se preparar para a atividade.
  • O cemitério cadastrado também poderá acessar o sistema e atualizar a sua disponibilidade de jazigos por tipo, para os casos em que a família não possua um perpétuo.

Se houver adesão, teremos o registro em tempo real das disponibilidades de vagas e capacidade de sepultamento em cada cemitério da nossa cidade e da região, o que nos permitirá realizar um atendimento sem imprevistos.

Esta medida emergencial é necessária pois é incerto quando o número de óbitos/dia irá parar de crescer. Não podemos ficar esperando pelo pior, temos que nos antecipar com ações que possam nos dar condições de enfrentar até mesmo o impensável.

Ninguém poderia imaginar que um dia, mais de 40% de todos óbitos do Brasil seriam de covid-19, ou que experimentaríamos um crescimento no número absoluto de funeral superior a 25%.

Temos que fazer algo, e agora.

Em breve daremos mais informações e detalhes desta ação.

Hoje, temos que pensar que o Brasil só tem uma funerária e só um cemitério. Temos que pensar no todo, sendo uno e indivisível. Talvez esta seja a grande lição que Deus queira nos passar antes de afastar de nós esta pandemia. Sejamos então, alunos aplicados.

É preciso união e engajamento conjunto para vencermos este momento tão delicado.

Lourival Antônio Panhozzi
Presidente da ABREDIF