Trabalhadores do segmento funerário em Caxias do Sul terão reajuste de 12%

O Sindicomerciários, que negocia a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de nove categorias de trabalhadores: mercados, lojas, farmácias, funerárias, peças, siderúrgicos, atacados, atacados de álcool e bebidas, atacado de madeiras, informou o índice de reajuste obtido após 3 rodadas de negociação com o setor empresarial de Caxias do Sul -RS.

O índice de 12% passa a valer a partir do próximo pagamento da categoria para os segmentos funerário e de autopeças. O valor é aplicado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado dos últimos doze meses.

Também foi obtida a renovação por dois anos de todos os direitos da Convenção Coletiva, além de cláusulas sociais que abrangem mais de 80 direitos que não estão estabelecidos por leis trabalhistas, como auxílio-creche, quinquênios e triênios.

A negociação do Sindicomerciários com os empresários do setor lojista deve passar por novas reuniões ao longo das próximas semanas. De acordo com a entidade, existem dificuldades por conta da tentativa de parcelamento do reajuste e contrariedade à reposição da inflação acumulada no ano.  Segundo o Sindicomerciários, a proposta oferecida pelos lojistas é corrigir 80% do INPC acumulado no período, com 70% do índice aplicado a partir do acordo e o restante em janeiro do ano que vem.

Fonte: Rádio Caxias