Pix Automático começa a funcionar em 16 de junho

O Banco Central (BC) lançou o Pix Automático. A modalidade vai funcionar como um débito em conta, para aquelas despesas recorrentes: mensalidades de Planos Funerário, escola, condomínio, academias, assinaturas de streaming … . Conforme o BC, esse tipo de pagamento não terá custos adicionais e será útil para as pessoas que não têm cartão de crédito ou para aquelas que sempre esquecem de pagar alguma conta.

É bem mais simples que o débito automático, que depende de convênio entre o cobrador e o banco do cliente. O pagador só precisa programar o pagamento.

Empresas de qualquer tamanho ou setor podem se valer da ferramenta para receber pagamentos periódicos. Basta enviar ao cliente uma solicitação para que ele autorize os pagamentos. O pagador faz isso no aplicativo do banco onde ele tiver conta e, uma vez autorizados, os débitos serão automáticos, nas datas acertadas, mesmo fins de semana e feriados, e o valor máximo.

Mesmo depois de autorizado, se o pagador não concordar com o valor da cobrança, será possível cancelar o agendamento do pagamento até as 23h59 do dia anterior à cobrança.

Caso não haja saldo suficiente na conta do cliente no momento do débito, serão feitas três tentativas de cobrança em um período de até sete dias. Durante esse prazo, o cliente será notificado das tentativas e poderá providenciar os recursos para manter o serviço ativo. A modalidade promete aposentar o débito automático no futuro, então, já vale conhecer a modalidade.

  • O cliente deve checar se a empresa (como sua academia ou seu serviço de streaming) oferecem o Pix Automático como forma de pagamento;
  • Depois, será necessário autorizar o pagamento das cobranças e definir regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito;
  • Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa enviará a cobrança ao banco do pagador;
  • O banco agenda o pagamento e notifica o cliente, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo;
  • No dia previsto, o banco efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.

O Pix Automático só começa a valer no dia 16/6.

 

Fonte: O Tempo