Papiro encontrado no Egito é um novo capítulo do ‘Livro dos Mortos’

Objeto foi descoberto numa tumba, na primeira pirâmide, numa das mais importantes construções do Egito.

Por intermédio de pesquisas arqueológicas, um novo capítulo se juntou ao “Livro dos Mortos”, a série de textos antigos dos egípcios. O nome foi escolhido de forma intencional! Isso porque os povos egípcios acreditavam que os textos ajudavam os mortos a circular pelo “submundo”. Essas crenças foram compartilhadas durante o período do Novo Império (1550 a.C.-1070 a.C.).

Em estudos arqueológicos recentes, pesquisadores descobriram em Saqqara, no Egito, 15,8 metros de um papiro. Ele faz parte dos achados relacionados às seções específicas de pesquisas com textos do antigo Egito sobre o “submundo”. Ou seja, um novo capítulo se juntou ao “Livro dos Mortos”!

O documento encontrado possui mais de 2 mil anos! Ele foi achado dentro de um caixão que estava na tumba ao sul da pirâmide de Djoser.

Segundo as fontes de pesquisa, essa pirâmide de degraus foi a primeira pirâmide a ser erguida pelos egípcios. Com isso, a área ao redor da construção possuía um importante significado, e foi usada para enterros ao longo de milênios.

De acordo com o ex-ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, sobre o caixão no qual foi encontrado o novo papiro, uma data corresponde ao período tardio (cerca de 712 a.C. a 332 a.C.).

Hawass anunciou que, em breve, as informações sobre quem era o dono do documento e sua data precisa serão compartilhadas com os curiosos e fãs de pesquisa arqueológica.

A conclusão do processo de reparação para o papiro já está concluída, segundo um comunicado do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. A demora se dá pela necessidade de tradução! Agora, ele está sendo traduzido para o árabe.

Fonte: Multiverso