Hoje somos todos Manauaras

Tudo que ouvimos e vimos hoje  sobre os números assustadores  e acontecimentos estarrecedores,  provocados pelo  corona vírus  em Manaus, é  verdade.
Situações totalmente diferentes, bem mais amenas, estamos vivenciando em muitos outros recantos e cidades do Brasil. Estas também são  verdadeiras.
Ninguém está totalmente certo, nem  totalmente errado, em  análises ou conclusões, quando o tema é covid-19. Este intruso ainda é em grande parte um desconhecido.
Também  não podermos deixar que pontos de vistas diferentes, muito menos a capacidade que cada tem de entender o momento, nos  afaste do foco: “Sair vivos desta crise.”
Mas é certo afirmar que, estamos no centro de muitas realidades de um mesmo fato.
Cidades que estão melhor estruturadas ou que se anteciparam nas medidas preventivas, estão conseguindo enfrentar a crise de maneira totalmente diferente a de outras, que mergulharam fundo na zona quente.
É improvável que as cenas vistas em Manaus se repitam por todas as cidades do Brasil. Lá, uma soma de fatores negativos se acumularam, a uma reação tardia e insuficiente dos gestores públicos locais, contudo não dá para negar, o sofrimento deles tem nos impactado, ensinado e nos feito se movimentar na prevenção, preparação e elaboração de planos de contingências.
Manaus não é reflexo da situação que todo Brasil vive, mas  reflete em toda nação seus acontecimentos. Não podemos ignorar-los, Manaus esta em nós. Fomos contagiados.
Precisamos agora se unir para que  vençam. A Vitoria  de Manaus fará de todos nós, agora  Manauaras,  também  vencedores .
Lourival Panhozzi
Pres. ABREDIF/SEFESP