Há vida depois da tristeza (luto)

Depois de um veloz 2021 e dois meses de retorno de casos de COVID e agora até ameaça de conflitos mundiais, finalmente é Carnaval. Em algumas localidades haverá feriado e até folia.

Em outros nem um e nem outro e há ainda municípios em que haverá feriado, porém sem festas para evitar aglomeração.

Tudo muito esquisito, mais ainda quando pensamos que em São Paulo e Rio de Janeiro o tradicional desfile das escolas de Samba será depois da Páscoa.

Apesar de tudo isso, ou talvez, por causa de tudo isso, nem todos estão com o estado mental ideal para energia positiva.

Independente da época do ano, sempre existem pessoas vivendo o luto pelos mais variados motivos. Além do sofrimento mental que o luto nos traz, podemos ter uma falta de energia e de motivação para voltar a viver e festar em uma das épocas mais VIVAS do ano. Mesmo assim, há a possibilidade de voltar a festejar a vida, o verão e esbanjar alegria.

Um fenômeno muito bem investigado por terapeutas comportamentais é a influência que nosso comportamento, postura e expressões possuem em nossas emoções. Normalmente, vemos que nossas emoções geram nossa postura e expressões (ex: na tristeza, ficamos cabisbaixos, com os olhos baixos e boca sem expressão significativa), algumas pesquisas bem interessantes, nos demonstram que o contrário também é verdadeiro. Se mudamos nossa postura, nos comportamos como pessoas confiantes, alegres e expressamos esses sentimentos (mesmo não sentindo), com o tempo, podemos começar a sentir essas emoções.

Sabendo disso, utilize do carnaval para voltar a viver. Aproveite esse momento e a energia das pessoas para voltar a ter energia e sentir a alegria novamente. Converse com seus amigos, monte planos e VÁ!… não pare muito para pensar. Só se comprometa a VIVER cada momento.

Um bom carnaval para você e até a próxima semana