Dia dos Mortos na China em 2024 é comemorado em 04 de abril

Neste anos os chineses comemoram o Dia dos Mortos ou Qingming (Brilho Puro, em tradução livre) em 04|04.

Assim como ocorre no Dia de Finados no Brasil, o Qingming é feriado na China. Os chineses costumam ir aos cemitérios para limpar os túmulos de entes queridos e depositar flores. Também é chamado de Dia da Varredura de Tumbas, pois limpar e arrumar as tumbas é um sinal de respeito. Muitos fazem oferendas na data, queimam incenso ou papel de joss (representando dinheiro).

Após essa cerimônia, os chineses gostam de passear com a família, apreciando as paisagens da primavera. Esse costume é chamado de “Ta Chun”, que significa “pisar a primavera”. Além do passeio, os chineses também soltam pipa, brincam em balanços, jogam cabo de guerra, entre outras formas de entretenimento.

História – Com mais de 2500 anos de tradição, o Festival Qingming possui uma história longa e complexa, que se iniciou na antiguidade chinesa com práticas comuns da sociedade agrícola.

Qingming é o quinto dos 24 termos solares do calendário chinês tradicional, marcando o início do clima quente da primavera e o início do trabalho agrícola. Ao longo da história, absorveu elementos de outros festivais e acabou se consolidando com duas conotações: a de alegria, pela chegada das flores da primavera; e a de luto, pela veneração aos ancestrais.