Funerais do Reino Unido podem ser transmitidos online

A sugestão é da Associação Nacional de Diretores Funerários (NAFD, em inglês) caso o surto de Coronavirus (covid19) seja considerado uma pandemia

“Já foram iniciadas conversas prévias com o governo e autoridades locais, buscando os próximos passos no caso de uma pandemia […] A depender da severidade do surto, funerais teriam de se adaptar”, disse a associação em comunicado.

A autoridade já pensa nessas adaptações: “Uma opção poderia ser a transmissão online de serviços funerários, já que muitos crematórios já possuem estrutura para isso.

Outra possibilidade seria realizar um serviço memorial à parte, em algum outro momento”.

Os Diretores funerários estão focados tanto em apoiar o governo e autoridades locais, lidando com o impacto de mortes adicionais, quanto em ajudar famílias que perderam um ente querido nesse período em encontrar maneiras significativas de dizer adeus – mesmo que o funeral que eles prefeririam não seja possível.

O Departamento de Saúde e Assistência Social declarou que a situação será avaliada continuamente e o impacto de todas medidas será considerada cuidadosamente.

De acordo com o site da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia é definida como a dispersão de uma nova doença em escala global, mas também pode se referir a uma doença que tenha se espalhado por um país inteiro. “Nós poderíamos começar a descrevê-lo [o covid-99] como uma pandemia, mas no momento o tratamos como aglomerados e surtos em alguns países”, afirmam representantes da OMS.

Segundo a Reuters, o número de casos detectados de covid-19 no Reino Unido permanece em 115, o índice mundial já passa de 96 mil pessoas. O número de mortos chega a quase 3 mil. “Ainda estamos em um estágio em que o melhor que podemos fazer [em relação ao coronavírus] é simplesmente lavar as mãos”, afirmou hoje o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

FONTE: UOL