Fotos de funeral viram artigo de Leilão

Um conjunto de fotos do funeral de Frida Kahlo, que morreu em 1954, foi leiloado no México, pela casa de leilões Morton Subastas.

É possível observar nas fotografias, atrás da carruagem que leva o corpo da artista, o ex-presidente do México, Lázaro Cárdenas, e o ex-marido de Frida, o artista Diego Rivera.

Outra imagem mostra o caixão de Frida coberto pela bandeira comunista, que supostamente foi colocada por Arturo García Bustos, um dos seus alunos, apesar dos pedidos para que não houvesse manifestações políticas na ocasião.

O funeral  da pintora foi assistido por celebridades como o pintor David Alfaro Siqueiros, o escritor e político Carlos Pellicer, a fotógrafa Lola Alvarez Bravo e o arquiteto e pintor Juan O’Gorman, entre outros.

Frida faleceu na Casa Azul de Coyoacán, o mesmo lugar onde nasceu e que é agora um museu visitado por milhares de pessoas todos os anos.

Ela é uma figura rodeada por mistério, inclusive sobre a morte, que também reúne fatos desconhecidos e atrai o interesse de muitos.

“A imprensa, naquela época, dizia que a certidão de óbito certificava a embolia pulmonar como a causa. Contudo, há autores que consideraram a morte como sendo o resultado de uma overdose de calmantes”, detalhou a casa de leilões.

O funeral da artista ocorreu no icônico Palácio de Belas Artes, no centro histórico da Cidade do México, no dia 13 de julho de 1954. Todas as sete fotografias que mostram o que aconteceu naquele dia são de autor desconhecido, medem 12,8 por 18,6 centímetros e possuem anotações. As fotos foram avaliadas entre 16 mil e 20 mil pesos (entre R$ 3.745 e R$ 4.682).

Fonte: R7