Filho que comoveu web por ir sozinho ao velório da mãe é morto por mulher com interesse nos R$ 40 mil doados a ele

Um homem e uma mulher, ambos de 22 anos, foram presos em flagrante nesta terça-feira, dia 14, por serem responsáveis pela morte de José Ricardo Fernandes, de 44 anos.

A vítima ficou conhecida em todo país em 2019 após ter postado uma selfie no velório da mãe, Maria, que contou apenas com sua presença. Em 11 de agosto de 2019, ele escreveu na legenda da foto: “Eu velei e enterrei minha mãe sozinho. Eu e o motorista da funerária”. A motivação do crime seria, segundo a Polícia Civil de Goiás, pegar parte do dinheiro de uma vaquinha para José, na quantia de R$ 40 mil.

José foi morto em sua residência em Aparecida de Goiânia (GO), na região metropolitana da capital do estado. Os autores espancaram-no e atearam fogo nele, deixando 80% de seu corpo queimados.

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Aparecida de Goiânia, com apoio da Polícia Técnico-Científica, descobriu que a investigada teria contratado um matador de aluguel na última sexta-feira, dia 10. Eles teriam ido juntos para a casa de José, no Conjunto Estrela do Sul efetuar o crime. A vítima chegou a ser socorrida ao hospital, mas não resistiu às queimaduras e morreu no domingo, dia 12.

Segundo as investigações, a autora teria se aproximado de Zé Ricardo, como era o nome de seu perfil no Facebook, com o pretexto de ajudar a divulgar a história dele na web, que havia ganhado destaque nacional. Junto com a repercussão, surgiram internautas interessados em fazer doações financeiras para arcar com o tratamento de saúde de Zé Ricardo, que tinha problemas renais e precisava de hemodiálise.

A suspeita agiu visando a receber parte do valor como recompensa por suas atitudes. Ela disse que também ajudava José em tarefas domésticas. No entanto, como ela não foi paga pela gentileza oferecida, decidiu contratar um matador de aluguel. O contato com ele foi estabelecido via Facebook.

Zé Ricardo ficou com ferimentos graves após levar socos, chutes e pancadas pelo homem. Em seguida, a mulher ateou fogo nele.

O homem foi encontrado no Setor Cândida de Morais, em Goiânia, e a mulher, na Cidade Satélite São Luís, em Aparecida. Embora ambos tenham sido autuados em flagrante delito por latrocínio, o delegado responsável pela investigação, Carlos Levergger, deve indiciá-los pelo crime de homicídio qualificado em concurso material com furto qualificado, diante das informações obtidas pela Polícia Civil.

Em entrevista ao EXTRA no ano passado, Zé Ricardo contara que sua família é “muito pequena e humilde” e seus parentes distantes moram em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo.