Ensaio fotográfico homenageia filhos que morreram prematuramente

Sofrer uma perda gestacional é um momento difícil e doloroso para os pais. Com o objetivo de dar esperança a quem está passando por uma situação como essa, a fotógrafa americana Ashley Sargent decidiu fazer um ensaio colorido e poético com 40 mães que sofreram abortos, tiveram natimortos, ou perderam o filho pouco depois do parto, mas engravidaram novamente e tiveram os chamados bebês arco-íris.

Os bebês arco-íris são justamente aqueles que nascem depois de uma perda gestacional ou neonatal. A fotógrafa Ashley não passou por essa situação, mas revelou que teve a inspiração para o ensaio ao fazer retratos de famílias que haviam passado por isso e que pediam para que o bebê que faleceu fosse homenageado de alguma forma.

Ashley então reuniu 40 dessas mães vestidas com as cores do arco íris para um ensaio especial sobre o tema. “Perto do fim do ensaio, entreguei um balão para cada uma, pedi que lembrassem da criança que perderam e deixassem que toda dor e mágoa partisse junto com o balão”, afirmou ao site. “Foi o momento mais emocionante desse ensaio”.

As fotos chamaram atenção nas redes sociais de centenas de mulheres que passaram situações parecidas e foram elogiadas também pelas próprias mães que participaram do projeto.

“Ficou lindo”, escreveu uma delas: “Foi coisa mais incrível de que já fiz parte! Obrigado por seguir o seu coração e nos deixar fazer parte disso. Foi tão inspirador, emocionante e intenso! Nunca vou me esquecer disso e espero que muitas mães vejam essas imagens, fiquem em paz e tenham esperança”.

Fonte: Revista Crescer