Serviço está sendo disponibilizado gratuitamente pelos próximos 30 dias. Outras medidas preventivas foram adotadas, como a limitação de dez pessoas por capela.
Cemitério da Penitência, no Caju, criou serviço de velório online para evitar aglomerações por causa do coronavírus — Foto: Ricardo Abreu/ GloboNews
Com o aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus no Rio de Janeiro, o Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, na Zona Portuária da cidade, está disponibilizando, a partir desta quarta-feira (18), aos clientes um sistema de velório online.
O serviço vai ser oferecido gratuitamente pelos próximos 30 dias. E segue uma das recomendações do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações.
O contratante do velório vai receber uma senha e poderá distribuí-la para que amigos e parentes acompanhem a cerimônia à distância, através do site do cemitério. Com isso as famílias poderão ser confortadas, sem contato físico e com risco reduzido de contágio.
Além do velório online, o Cemitério da Penitência também adotou ações de prevenção para visitantes e funcionários. Está disponibilizando álcool em gel em vários pontos do cemitério e tem consultores sobre os cuidados de higiene para evitar o contágio do coronavírus.
Também para evitar aglomerações, o cemitério só está permitindo o acesso de no máximo dez pessoas às capelas. As cadeiras foram dispostas com uma distância de dois metros, uma da outra. E a aproximação do caixão deve ser feita somente por uma pessoa de cada vez.