Carros funerários fazem fila com corpos de vítimas da Covid-19 em cemitério de Goiânia

Um vídeo gravado na porta do cemitério Jardim da Saudade, em Goiânia, no final de semana, mostra ao menos seis carros funerários em fila de espera para entregar corpos de vítimas da Covid-19 para sepultamento direto, sem direito a velório, por causa das medidas de segurança.

Um dos motivos da fila de espera, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia (Sedhs), é o agravamento de mortes provocado pela pandemia do coronavírus, principalmente em fevereiro e março deste ano, quando os números subiram consideravelmente em relação aos meses anteriores.

Entre 1º e 9 de março, foram 418 sepultamentos por Covid-19, sendo 30 suspeitos. A pasta explica que os enterros ocorridos são de pessoas que morreram em Goiânia e no interior. A capital registrou cerca de 300 óbitos por coronavírus nesse período.

Nos meses anteriores, os enterros por coronavírus se deram em números menores, conforme ordem abaixo:

  • Fevereiro de 2021- 250
  • Janeiro de 2021 – 119
  • Dezembro de 2020 – 145
  • Novembro de 2020 – 165

No cemitério Jardim da Saudade, onde o vídeo foi gravado, a Sedhs disse em nota que ele já está com sua capacidade máxima de sepultamentos.

“Tanto os cemitérios particulares quanto os municipais estão trabalhando a todo vapor, fazendo sepultamentos durante todo o expediente e com intervalos de meia em meia hora entre eles. Nos cemitérios particulares há atendimento até as 19h para sepultamentos noturnos”, diz a nota sobre a situação dos cemitérios.

A Sedhs explicou que “se os hospitais estão lotados e as pessoas nas ruas, isso reflete nos casos de óbitos”.

Fonte: G1