Agentes funerários são vacinados em Porto Alegre contra a Covid-19

Os 280 agentes funerários de Porto Alegre começaram a ser vacinados nesta sexta-feira contra a Covid-19.

Por volta das 8h, mais de 50 profissionais estavam na fila aguardando a realização da imunização no Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da Capital. A aplicação das doses nos agentes foi feita por servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A iniciativa foi possível após o envio de uma lista pela Central de Atendimento Funerário à secretaria. Na lista, constava o nome do profissional, CPF, data de nascimento e cargo/atividade. A vacinação dos agentes funerários atende o determinado no Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

Nesta sexta, os trabalhadores do setor estavam ansiosos para realizar a imunização contra a doença. O agente funerário João Luiz Lopes Martins, que atua no cemitério João XXIII, disse que a vacina foi muito importante porque os profissionais estão na linha de frente. “Graças a Deus conseguimos realizar a imunização e agora vamos trabalhar com mais tranquilidade”, ressaltou. Martins fará a segunda dose da vacina no mês de julho. Ele desejou que todos os brasileiros possam ser vacinados contra a Covid-19. Na saída do posto de saúde, ele afirmou que estava preocupado com a saúde da sua família e disse estar mais aliviado por ter feito a vacina.

Já o agente Luís Alexandre Trzeciaky, que trabalha no cemitério João XXIII, afirmou que os profissionais tinham um receio de trabalhar em um local que existe um fluxo muito grande corpos com coronavírus. “É um alívio e uma grande conquista ter recebido a imunização. Estou mais tranquilo para desempenhar a minha atividade”. O administrador Alexsandro Silva da Costa, do cemitério São João, explicou que os profissionais lidam com corpos contaminados e nada mais justo do que estar protegido contra a doença. Ele lembrou ainda que mais de 100 funcionários foram afastados do trabalho em função da Covid-19.

Doações – Além da vacina contra a Covid-19 realizada nos agentes funerários de Porto Alegre, as entidades que representam o setor funerário realizaram a entrega de 1,5 tonelada de alimentos à primeira-dama Valéria Leopoldino. A doação foi realizada no Centro de Saúde do IAPI. As entidades que fizeram a doação dos alimentos foram o Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (Sesf/RS), a Associação das Empresas Funerárias de Porto Alegre (Aefpoa) e a Associação Sul-Brasileira de Cemitérios e Crematórios (Asbrace). Porto Alegre conta com 23 funerárias, segundo o sindicato da categoria.

A parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a Rede de Banco de Alimentos do RS já arrecadou mais de 11 toneladas de alimentos não perecíveis e produtos de higiene. As doações podem ser feitas em sete pontos de vacinação contra a Covid-19 enquanto ocorrer a imunização. A destinação dos produtos fica a cargo do Banco de Alimentos. O gabinete da primeira-dama é responsável pela mobilização junto às secretarias municipais. A iniciativa tem a parceria dos departamentos Municipal de Habitação (Demhab) e de Água e Esgotos (Dmae) e do Comando Militar do Sul.

Fonte: Correio do Povo