Em 2006, a ONU estabeleceu o dia 17 de maio como “Dia Internacional da Internet”. Desde o surgimento, a internet é usada como instrumento de estudo, diversão e, principalmente, de trabalho. Se antes da pandemia a utilização da rede no mundo dos negócios era de extrema importância, com a Covid-19, ela se tornou indispensável.
Um dos setores mais sensíveis e que precisou investir ainda mais na transformação tecnológica durante a pandemia foi o segmento funerário. Devido às muitas imposições de distanciamento e cuidados sanitários, as empresas desenvolveram ferramentas tecnológicas para ofertar produtos e serviços.
Um exemplo é o Grupo Morada, empresa que atua com cemitérios, crematórios e funerárias na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. Por conta do período pandêmico, a empresa precisou atualizar processos já existentes e antecipar outros projetos, para dar mais praticidade e conforto aos colaboradores e famílias que perderam seus entes queridos.
“Quando a pandemia começou, estava em curso o projeto Morada da Memória, uma plataforma digital de homenagens, em que familiares e amigos enlutados homenageiam os entes queridos com depoimentos, fotos, vídeos e acendem uma vela virtual”, diretora de Negócios e Clientes do Grupo Morada, Vivianne Guimarães. Na Paraíba, só no último ano, mais de 1.050 memoriais foram criados. Ao todo, unindo todos os estados que a marca atua, já são mais de 11 mil memoriais cadastrados e mais de 100 mil mensagens publicadas na plataforma.
O Velório Virtual é outra ferramenta do Morada da Memória. A iniciativa é pioneira no Brasil e existe desde 2001, mas nesse período de distanciamento social tornou-se indispensável para que parentes e amigos se despedissem do ente querido de forma segura, de onde estiverem. De abril de 2020, até março de 2021, mais de 190 cerimônias aconteceram nesse formato na Paraíba. Ela é transmitida em tempo real, por meio de câmeras afixadas nas salas de velórios.
Inovação e transformação digital
Criada em tempo recorde, a Funerária Digital é outra grande inovação da empresa. Após duas semanas do início do isolamento social em 2020, a ferramenta foi desenvolvida e lançada para dar suporte 24 horas aos clientes enlutados, sem que eles precisem sair de casa. “O atendimento é feito por especialistas para ajudar as famílias na contratação dos serviços de funerária, aquisição de jazigos, cremação e módulo individual”, detalha Vivianne.
Para dar mais celeridade ao processo de contratação de novos colaboradores em meio à pandemia, o analista de Recursos Humanos do Grupo Morada, Bruno Silva, conta que a empresa também passou a fazer toda a seleção de empregos virtualmente, com envio de currículo e entrevista online. “Essa foi uma maneira que encontramos para conter o avanço da pandemia, preservar a saúde de nossos colaboradores e dos candidatos, e também empregar quem está precisando de uma oportunidade para atravessar esse período difícil”, finaliza.
Fonte: Ideia Comunicação