Uma menina de 12 anos havia sido declarada morta, mas ela acabou por voltar a vida durante os preparos de seu funeral.
Siti Masfufah Wardah havia sido oficialmente declarada morta em um hospital em Probolinggo, na Indonésia.
Ela enfrentava sérios problemas relacionados com a diabetes crônica. De acordo com sua família, ela voltou à vida horas antes de ser sepultada.
Conforme o relato do pai da menina ela acordou de repente. “Quando seu corpo estava sendo banhado, sua temperatura corporal subiu e seus olhos fechados reabriram de repente. E descobrimos que seu coração estava batendo de novo e seu corpo se mexeu”, disse ele.
Mas, ela não sobreviveu, após acordar ela foi levada de volta para casa e os médicos foram acionados. A equipe médica prestou assistência respiratória com oxigênio, mas ela não resistiu. O óbito foi confirmado novamente uma hora depois.
O caso que ocorreu com a menina é conhecido na medicina como renascença do cadáver, síndrome de Lazarus ou retorno da circulação espontânea (ROSC).
Isso ocorre em pacientes que “morreram” de insuficiência cardíaca. Segundo o informado, cerca de 82% destes casos ocorrem depois de 10 minutos que uma pessoa é confirmada como morta, após receber assistência respiratória.
Com a nova confirmação do óbito o corpo de Siti foi encaminhado ao cemitério da vila de Lambangkuning.
Cerca de 90% da população da Indonésia é muçulmana e, como parte do ritual fúnebre islâmico, é responsabilidade da família lavar o corpo de acordo com um ritual específico.