Venezuelanos carregam nos ombros caixão em avenida de Boa Vista

Segundo a funerária, carregar o caixão até o cemitério é uma tradição dos venezuelanos que vivem na cidade de El Tigre.

Um grupo de venezuelanos carregou nos ombros um caixão pela avenida das Guianas em Boa Vista – RR, na quinta-feira (07/01). Moradores da capital gravaram os homens andando pelo bairro Treze de Setembro, na zona Sul, e as imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

Os imigrantes levavam o corpo do barbeiro Edward Antônio Villazana, que morreu, aos 30 anos no Hospital Geral de Roraima (HGR). Ele deu entrada na unidade após ser atingido por um tiro.

A funerária responsável pelo enterro explicou que a família pediu para levar o caixão no ombro até um semáforo da avenida, “para se despedir e fazer uma homenagem” a Edward. O grupo atravessou a avenida e depois o caixão foi colocado no carro fúnebre.

Tradição – O barbeiro deixa esposa e dois filhos vivendo em Boa Vista. A mulher estava abalada com a morte e preferiu não ser identificada. Segundo ela, os homens que aparecem no vídeo são amigos e familiares de Edward.

Ela contou que levar o corpo de familiares até o cemitério onde a pessoa será enterrada é uma tradição em El Tigre, cidade localizada no estado de Anzoátegui, onde moravam antes imigrar.

Segundo a antropóloga e professora da Universidade Federal de Roraima, Elaine Moreira, esse tipo de cortejo é algo muito comum em muitas cidades do mundo, inclusive, no Brasil.

“Em geral, é um gesto de homenagem a pessoas mortas. Indica que era alguém importante para as pessoas”, disse a especialista. “Acho que não cometeram nenhum ato condenável ao fazerem isso”, afirmou.

Depois que o grupo carregou o corpo do venezuelano, a funerária recolheu o caixão e o levou de carro para ser enterrado no cemitério Campo da Saudade, localizado no bairro Centenário, zona Oeste.

Fonte: G1 RR