Universidade de Minas Gerais assina acordo de Pesquisa para aperfeiçoamento de urnas funerárias

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, por meio do Núcleo de Inovação – NIT, em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – FUNEPU e empresa parceira privada, Capsarium Projetos Ltda – ME, assinaram acordo para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I.

O objeto do acordo é a cooperação técnica e científica entre os partícipes para desenvolver urnas funerárias sem vazamentos de fluidos ao meio ambiente, com recursos no valor de R$150 mil  providos pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande.

Entre os indicadores do acordo está a construção de laboratório na UFTM, conforme projeto alinhado entre as partes, e o desenvolvimento de um sistema de vedação para urnas funerárias com 0% de vazamentos de gases após construção do laboratório. Após execução integral do acordo,  os bens patrimoniais, materiais permanentes ou equipamentos serão revertidos à UFTM, por meio de termo de doação.

A equipe de trabalho da UFTM é formada pelos professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICTE, Sandra Cristina Dantas, Priscila Pereira Silva e Marcos Massao Shimano, pesquisador coordenador.

Conforme o plano de trabalho estipulado para a execução do acordo, o projeto é inovador, pois urnas sem vazamentos de gases e necrochorume impedem a contaminação do solo e do ar nas proximidades dos cemitérios, representando uma grande evolução na área ambiental. Atualmente não existe no Brasil e no mundo nenhum sistema de coleta dos resíduos gerados pela decomposição de corpos humanos, tão pouco a proposta de reaproveitamento desses resíduos. Essa parceria Universidade /Setor privado pretende desenvolver um sistema inédito de captação e tratamento de resíduos gerados a partir da decomposição de corpos humanos.