Planos Funerários para Pets crescem no Brasil

Se há um assunto em que nenhum dono de pet quer pensar é a perda de seu bichinho de estimação. Mas, se na vida a única certeza que temos é a morte, vale saber que existe suporte para quando chegar a hora. Até porque muitos donos nem sabem direito o que fazer nessas situações.
Esse foi um dos motivos que levaram a empresa de assistência familiar Riopae a incluir os pets em seus planos para a família. Cães e gatos passam a ter direito a assistência funerária, incluindo remoção e cremação ou sepultamento.
“O luto pela perda de um animal de estimação é muito doloroso. Por isso, os donos desejam que essa despedida seja feita de forma digna, com o mesmo carinho dado a eles em vid” explica Diana Araújo, gerente de marketing da Riopae, acrescentando que o plano inclui desconto em clínicas veterinárias conveniadas, entre outros benefícios.
No Pet’s Garden, em Ilha de Guaratiba, Lassie, Pispita, Pietra e muitos outros cães descansam no sono eterno em seus jazigos. O local, um cemitério de animais que existe desde 2001, tem capela e é repleto de árvores, flores e fontes de água, num clima de tranquilidade que só é quebrado pela alegria dos cãezinhos Chanel e Thor.
“Eles vivem aqui. Parece que consolam os donos que vêm ao Pet’s Garden. Sobem no colo, pedem carinho e acabam aliviando um pouco a tristeza do momento. Apesar de ser um cemitério, esse lugar tem muita vida. A visitação é muito grande, conta o gerente Marlos Azevedo.
Ele diz que a parte do sepultamento é feita em jazigos suspensos, para evitar a contaminação dos lençóis freáticos: “É proibido enterrar os animais diretamente no solo. O que fazemos é dar um destino digno a eles”.
Os clientes também podem optar pela cremação coletiva ou individual. Neste último caso, têm direito a levar as cinzas do seu pet, que também podem ser enviadas para sua residência ou para a clínica que fez o pedido de cremação.
Os serviços custam a partir de R$ 230, valor que pode ser alterado, dependendo do peso do animal e da distância, uma vez que o Pet’s Garden faz a remoção.

Fonte: Meio Norte