Ofebas presta homenagem aos entes queridos: “Memórias que Colorem o Mundo”

Caricaturas, fotografias, música ao vivo e soltura de balões ecológicos marcaram as homenagens de Finados deste ano

Uma homenagem às histórias de vida e às memórias dos entes queridos por meio de retratos. Esse foi o objetivo da Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) com a ação “Memórias que colorem o mundo”, realizada no Dia de Finados. Familiares e amigos foram convidados para transformar fotografias de pessoas e pets que já partiram em uma lembrança especial em formato caricatura. Além disso, o dia foi marcado por música ao vivo e soltura de balões coloridos e ecológicos.

Para a gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto, é importante encontrar maneiras de ressignificar o Dia de Finados, o qual costuma ser, para muitas pessoas, uma data ‘cinza’ e de grande tristeza. “Tentamos pensar em uma ação que pudesse, por meio da manifestação artística, resgatar a história de vida do ente querido que já não está mais com a gente. Quando olhamos para uma foto, nós nos recordamos de muitas situações e momentos vividos. São lembranças que, de certo modo, trazem um aconchego ao coração”.

Segundo a psicóloga Andressa Fidelis, que atende na Ofebas, o vínculo com quem se ama é eterno e, na falta da presença física, é importante buscar outras formas de conexão com o ente querido. “A nossa memória é falha. Então, para o ser humano, é importante ter algo palpável e concreto que possa manter quem amamos por perto. Nesse sentido, a gente recorre a várias coisas, como um perfume, uma comida, uma foto, porque tudo isso nos traz memórias”, explica a especialista pós-graduanda em Ações Terapêuticas para o Luto na PUC-SP.

Dona Wanda Luzia Ferraz, de 70 anos, participou da ação de Finados da Ofebas tanto no ano passado quanto neste. Para ela, é um momento especial para relembrar quem foi importante em sua vida. “Neste ano, fiz a caricatura do meu companheiro, Bert Grototen. Ele faleceu há dez anos. Sofreu muito por problemas de saúde. Mas a lembrança que carrego é que ele está bem, sem dor, caminhando num campo de Tulipas. É como eu digo: saudade sim, tristeza não. E a ação que a Ofebas proporciona, com a soltura de balões, é um momento muito lindo e emocionante”.

A ação aconteceu na unidade de Sorocaba, no período da manhã. Confira  aqui

Fonte: Jennifer Lucchesi – Comunicação OFEBAS