Funcionários do Hospital de Aveiro acusados de favorecer funerárias

Em Portugal, onze pessoas foram acusadas de recebimento indevido de vantagens e corrupção

Certas coisas parecem ser universais … ou seria uma herança de colonizadores para colonizados?

Dois funcionários da Casa Mortuária do Hospital de Aveiro foram acusados de crimes de recebimento indevido de vantagem por aceitarem gratificações de agentes funerários. As ilegalidades teriam ocorrido de 2009 a 2015, segundo a acusação do Ministério Público no DIAP da Comarca de Aveiro revelada na página de internet da Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

As vantagens recebidas variavam de valores entre 05,00 e 100,00 Euros e eram depois compensadas pelos funcionários com um tratamento de favor às funerárias.

Um dos funcionários irá responder também por um crime de corrupção passiva e um crime de falsificação de documento agravado.

Nos casos de recebimento indevido de vantagem, os funcionários são acusados de “dada a proximidade resultante do contato funcional que mantinham com agentes funerários, aceitarem gratificações, ofertas de refeições e outras vantagens, o que lhes estava expressamente vedado”.

De acordo com a procuradoria, os outros envolvidos são proprietários, sócios-gerentes ou funcionários das empresas funerárias e serão julgados pela “prática de crime de entrega/promessa indevida de vantagem, pretendendo uma maior disponibilidade dos assistentes operacionais para um tratamento mais célere e resolução de questões funcionais, projetando uma imagem de maior eficiência junto da clientela”.

Além disso, a uma dos agentes funerários e à respetiva empresa, é imputada “a prática do crime de corrupção ativa por ter solicitado ao funcionário a realização de um serviço, utilizando indevidamente as instalações e fora das circunstâncias em que o poderia fazer, a troco de uma vantagem patrimonial”.

O processo será julgado no Tribunal de Aveiro.

Fonte: Diário de Noticias – PT