DPVAT registrou 12 mil fraudes em 2018

O seguro DPVAT, voltado para as vítimas de acidentes de trânsito, registrou quase 12 mil fraudes no ano passado, o equivalente a 2% dos 597 mil pedidos de indenização. Segundo cálculos da Seguradora Líder, a identificação das fraudes gerou uma economia de R$ 70 milhões ao fundo.

Na separação por Estados, o Ceará é o campeão, contabilizando uma em cada cinco fraudes praticadas no País, equivalente a 23%. São Paulo vem logo atrás, representando 17% dos delitos e o Rio Grande do Sul com 11%.

Para identificar as fraudes, a Líder monta um banco de dados com os pedidos, que contêm informações das vítimas, dos médicos, além de detalhes sobre o acidente. A ferramenta avalia o número de pedidos de um mesmo acidentado, a quantidade de laudos de acidentes por um mesmo médico.

Caso encontre alguma inconsistência, a seguradora avalia os laudos médicos e envia um auditor para investigar a história. Quando constata a fraude, encaminha denúncia à Polícia Civil ou ao Ministério Público.

De acordo com dados da Líder, 62 pessoas já foram condenadas pelos crimes, 23 estão presas, em 39 processos por todo Brasil.

Fonte: Segs.com

Be the first to comment on "DPVAT registrou 12 mil fraudes em 2018"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*