Dia de Finados: Morada da Paz espera mais de 10 mil visitantes no feriado prolongado

Visitas começaram na sexta (29) e seguem nesta terça nos cemitérios de Emaús, São José de Mipibu e São Gonçalo do Amarante

As visitações tradicionais relativas ao Dia de Finados foram antecipadas durante todo o feriado prolongado nos cemitérios Morada da Paz. Nesta terça-feira (2), espera-se que o número global de visitantes ultrapasse a marca de 10 mil, média já praticada antes da pandemia da covid-19. Mesmo sem as tradicionais cerimônias religiosas, as famílias fizeram questão de visitar os entes queridos sepultados. As unidades do Morada da Paz ficam localizadas em Emaús e São José de Mipibu, e o cemitério Morada da Paz Essencial fica em São Gonçalo do Amarante.

A servidora pública Joana dos Santos decidiu aguardar o dia 2 para fazer a visita ao jazigo de seus pais. Para ela, a presença no cemitério concretiza a tradição que é passada de geração em geração. “Mesmo em pandemia, fiz questão de vir no ano passado e também agora. Ao mesmo tempo, transmito a importância para os meus filhos dessa presença junto aos nossos entes queridos que já partiram, para que entendam que os laços permanecem e que as homenagens reforçam os laços que vivemos juntos”, revela.

Já o aposentado Wagner Medeiros optou por não visitar o Morada da Paz em 2020, por conta das restrições impostas pela pandemia. Ele perdeu parentes para a covid-19 e preferiu fazer suas orações e homenagens à distância. Este ano, ele voltou ao Morada da Paz. “Claro que o importante é o amor que sentimos por quem já foi e por quem ficou, mas estar aqui presente para relembrar meus entes queridos e prestar homenagens concretas faz toda a diferença”, explica.

Antes do feriado, o Morada da Paz incentivou que familiares e amigos de falecidos antecipassem a visita para o fim de semana. Assim, muitas pessoas puderam prestar homenagens nos jazigos com mais tranquilidade, como também no sentido de evitar aglomerações.

Para acesso ao Morada da Paz, as pessoas precisam estar de máscaras. Colaboradores estão orientando o público no interior dos cemitérios a seguir todas as orientações de proteção definidas pelas autoridades de saúde.

Como forma de expressar esses sentimentos e lembranças de forma concreta, a Floricultura Morada da Paz atendeu durante todo o fim de semana de feriado prolongado para garantir que os visitantes pudessem levar flores aos jazigos, sendo uma das principais tradições que permeiam o Dia de Finados.

Além das homenagens e orações prestadas durante as visitas presenciais, o Morada reforça a possibilidade de enviar preces, mensagens e flores aos entes queridos já falecidos na plataforma Morada da Memória (www.moradadamemoria.com.br), de forma on-line e segura. Entre as funções disponíveis, é possível acender a vela virtual, deixar preces e solicitar o envio de flores ao jazigo, além de postagens das lembranças. O espaço on-line é ativado automaticamente durante cada atendimento funerário.

Para orientar sobre a localização dos jazigos junto aos visitantes, equipes do Morada da Paz criaram uma estrutura própria para realizar atendimento externo no cemitério, auxiliando as famílias durante todo o dia.

Todas as informações acerca do Dia da Lembrança sobre visitação, homenagens, floricultura e localização de jazigos estão disponíveis no site www.diadalembranca.com.br.

Fonte: Ideia Comunicação