Crematório em Barbacena

Barbacena, em Minas Gerais, poderá ter serviços de cremação nos próximos anos. Foi publicada no Diário Oficial a lei que autoriza o Executivo a realizar processo licitatório para conceder a exploração dos serviços de crematórios privados.

O texto prevê que os crematórios somente poderão ser instalados em locais aprovados pela administração municipal mediante apresentação de estudo prévio de impacto ambiental. A concessão terá o prazo máximo de 10 anos.

A cidade possui 3 cemitérios, sendo dois públicos (Boa Morte e Santo Antônio) e um particular (Parque Repouso da Saudade). Um levantamento realizado em meados de 2015, apontou que o Cemitério da Boa Morte possui 4 mil túmulos e a capacidade está esgotada. A mesma situação é a do Cemitério Santo Antônio. Já o Parque Repouso da Saudade possui 2,5 mil jazigos vendidos e sepultados e possuía total 1,2 mil disponíveis.

Na justificativa o município alega a falta de recursos para expansão dos atuais cemitérios ou mesmo a construção de novos locais, bem como o crescimento da demanda por serviços de cremação.

Fonte: Barbacena On Line