As missas presenciais voltaram à comemoração de finados

A Servilusa, de Portugal, comemorou o retorno das missas presenciais na celebração de Finados 2021. No Brasil, a presença dos fieis em cemitérios também foi muito mais acentuada.

Este ano voltou a ser possível retomar as tradicionais missas que a Servilusa – Agência Funerária de Portugal –  organiza anualmente, no mês de novembro. No total serão realizadas 29 cerimonias entre os dias 06 e 26 de novembro.

Paulo Carreira, Diretor Geral de Negócio da Servilusa, explicou: “Em 2020 fizemos as transmissões via Internet, mas esse ano regressamos com o formato tradicional junto das comunidades locais onde a Servilusa se insere. Estas iniciativas têm registado sempre um impacto muito positivo junto de todos os participantes, que vêm nestas cerimônias uma oportunidade de recordar os seus Entes Queridos”.

As missas terão acompanhamento musical, com violino, órgão ou coros locais, sendo que a missa no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, vai ter a participação de Cordas e Vozes. Em todas as cerimônias o objetivo é homenagear a memória dos que faleceram e reforçar o apoio que a Servilusa presta aos familiares de todos os que a escolhem num momento único: a cerimónia de despedida de alguém muito próximo.

A missas acontecem em Lisboa, Alentejo, Algarve, Centro, Grande Porto e Península de Setúbal.

A tradição da Servilusa em Finados já tem 14 anos e em 2019 (ultimo ano da realização presencial) reuniu mais de 12 mil pessoas.