O Adeus ao “Mestre Funerário” Mario Fernando Berlingieri – Marinho

Mario Fernando Berlingieri nasceu em Jaboticabal no dia 25 de janeiro de 1949.

Casado com Sônia Maria Berlingieri, pai de duas filhas: Taísa e Tatiana e avô de Marina e Matheus.

Formado em Ciências Jurídicas, em 1978, passou a exercer a profissão de Advogado além da atividade empresarial.

Adepto da doutrina espírita, teve participação ativa nos diversos organismos existentes em Jaboticabal e na região, tais como: Sociedade Espírita Cristã “Irmão Vicente” – SECIV, Centro Espirita “Caridade e Fé” e União Inter Municipal Espírita, ocupando cargos de relevância nos quadros dirigentes dessas entidades.

No setor Funerário foi um dos impulsionadores da união, crescimento e mudança de paradigmas que fez com que o a categoria crescesse exponencialmente a partir da década de 90. Sempre foi ativo dirigente das entidades do setor e atualmente ocupava o cargo de Secretário Geral da ABREDIF – Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário – e vice presidente do SEFESP – Sindicato das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo.

No meio empresarial exerceu os cargos de:

  1. Diretor da “Empresa Santa Isabel – Organização e Administração”;
  2. Secretário da Associação das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo;
  3. Secretário do Clube dos Diretores Lojistas de Jaboticabal, entre outros.

Além de se destacar no meio empresarial e no seio da comunidade espírita, Mario Fernando Berlingieri é, reconhecidamente, um incansável batalhador das causas edificantes, estando sempre pronto a estender sua mão caridosa em benefício dos que sofrem, dos desvalidos, dos desprotegidos pela sorte.

Sua atuação junto ao “Educandário Lar do Caminho”, entidade mantida pela SECIV, merece um destaque especial. Desde 1986 vinha ocupando a Presidência dessa benemérita sociedade que abriga menores abandonados.

A manutenção do Educandário, um desafio que Mario Fernando enfrentou, diariamente, mas que, graças a Deus, e à generosidade do povo jaboticabalense, tem sido superado galhardamente.

Suas atividades de prestação de serviços à comunidade não se limitam. Assim, verifica-se que Mário Fernando integrou o quadro de fundadores do Clube da Velha Guarda de Jaboticabal; fez parte também, como Tesoureiro, do Conselho das Entidades Assistenciais de Jaboticabal – CEAJA.

Durante vários anos foi Coordenador do Projeto Rondon – Área de Jaboticabal, além de responsável pelos Departamentos Jurídicos do Conselho Regional Espírita e da Associação Antialcoólica de Jaboticabal.

Graças à sua dedicação ao trabalho que desenvolveu no seio da comunidade jaboticabalense, foi agraciado, em 1988, pela Câmara Municipal com a “Medalha do Mérito do Trabalho”.

Na Maçonaria, sua participação foi igualmente intensa, atingindo o grau máximo da jornada maçônica em 1990.

Marinho, como era carinhosamente chamado, presidiu a Loja Maçônica “Fé e Perseverança” e a Loja Fraternidade Acadêmica “Jocelyn de Godoy”

Os nomes das Lojas Maçônicas “Fé e Perseverança” e “Jocelyn de Godoy” foram projetados em nível regional e em nível estadual através da participação de Mario Fernando Berlingieri em vários eventos. Nessas ocasiões, através de pronunciamentos objetivos, Marinho procurou levar a mensagem de fraternidade que deve reinar entre os homens, bem como a mensagem de conscientização acerca das nossas responsabilidades no mundo atual, abordando a necessidade de uma reforma interior e a busca do verdadeiro caminho a ser trilhado.

Be the first to comment on "O Adeus ao “Mestre Funerário” Mario Fernando Berlingieri – Marinho"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*