Governo nega avião para levar urnas a Manaus

A resposta do Governo Federal ao pedido da ABREDIF para transporte aéreo para o envio de urnas a cidade de Manaus veio na tarde desta terça-feira 28/04 e diz:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à solicitação feita pela Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF), informamos o que segue:

1- A referida associação, que reúne empresas privadas, solicitou apoio de transporte aéreo do governo federal para transportar 2 mil urnas funerárias de Campinas para Manaus com o objetivo de apoio do Poder Público para a comercialização das urnas por funerárias associadas ao grupo.

2- A demanda foi recebida, via e-mail, pela Secretaria Especial de Articulação Social (SEAS) no domingo (dia 26) e encaminhada ao Centro de Coordenação das Operações do Comitê de Crise da Covid-19 (CCOP), responsável por coordenar as demandas relacionadas ao coronavírus.

3 – A Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Governo (SEGOV) enviou pedido de esclarecimento à capital amazonense nesta segunda-feira (27) para apurar a real necessidade do pedido de transporte aéreo, na medida que a demanda não foi apresentada à União pelo governo municipal.

4 – Cabe destacar que o governo federal, via Comitê de Crise, já adotou ações para minimizar os impactos do coronavírus no estado do Amazonas, entre elas a entrega de 55 respiradores; 488.600 máscaras; 46.560 Testes Rápidos; e o envio de 29 profissionais da Força Nacional do SUS (8 médicos, 19 enfermeiros e 02 fisioterapeutas).

Solicitação protocolada pela ABREDIF em 25/04

Botucatu, 25 de abril de 2020

URGENTE

Á Secretaria Especial de Articulação Social do Governo Federal

ABREDIF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E DIRETORES DO SETOR FUNERÁRIO, entidade sem fins lucrativos, portadora do CNPJ nº 01.602.407/0001-08, com sede na cidade de Botucatu, estado de São Paulo, na Rua Dr. Rodrigues do Lago nº 464, neste ato, representada por seu Diretor Presidente, Senhor Lourival Antonio Panhozzi, brasileiro, casado, portador do RG. nº 12.603.213 e CPF nº 020.776.618-52, residente e domiciliado em Botucatu, vem respeitosamente expor e solicitar:

Considerando o estado de Calamidade Pública que se encontra a cidade de Manaus – AM, desencadeada pela Covid -19; Considerando o aumento repentino e abrupto de óbitos pelo covid-19; Considerando que após vários pedidos aos órgãos competentes, tanto do município, bem como do Governo do Estado, foram infrutíferos; Considerando que o estoque de urnas funerárias naquele local está no dia de hoje (25/04/2020), abaixo de 1.000 (mil); Considerando que o número de óbitos diários, passa de 130; Considerando que o transporte rodoviário de urnas para Manaus não conseguirá chegar a tempo de suprir a necessidade urgente. Considerando que temos condições de fornecer urnas funerárias para suprir esta deficiência,

SOLICITAMOS

Que nos forneça o transporte aéreo da Cidade de Campinas/SP para a cidade de Manaus de 2.000 urnas.

DIMENSÕES PARA TRANSPORTE:

Provavelmente as urnas funerárias seguirão em paletes com 20 urnas cada, mediando 1,10m de largura X 2,00 m de comprimento, com altura variando de 2,6 a 3,00 m, dependendo da fábrica, ou então, pilhas individuais de 10 urnas, mediando 0,65m X 2,00m com 2,6 de altura, pois nem todas as empresas utilizam paletes.

Certo de sempre poder contar com a acolhida deste órgão, aguardo retorno e me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente;

LOURIVAL ANTÔNIO PANHOZZI Presidente da ABREDIF