Ícone do site Funerarianet

Fotos de funeral viram artigo de Leilão

Um conjunto de fotos do funeral de Frida Kahlo, que morreu em 1954, foi leiloado no México, pela casa de leilões Morton Subastas.

É possível observar nas fotografias, atrás da carruagem que leva o corpo da artista, o ex-presidente do México, Lázaro Cárdenas, e o ex-marido de Frida, o artista Diego Rivera.

Outra imagem mostra o caixão de Frida coberto pela bandeira comunista, que supostamente foi colocada por Arturo García Bustos, um dos seus alunos, apesar dos pedidos para que não houvesse manifestações políticas na ocasião.

O funeral  da pintora foi assistido por celebridades como o pintor David Alfaro Siqueiros, o escritor e político Carlos Pellicer, a fotógrafa Lola Alvarez Bravo e o arquiteto e pintor Juan O’Gorman, entre outros.

Frida faleceu na Casa Azul de Coyoacán, o mesmo lugar onde nasceu e que é agora um museu visitado por milhares de pessoas todos os anos.

Ela é uma figura rodeada por mistério, inclusive sobre a morte, que também reúne fatos desconhecidos e atrai o interesse de muitos.

“A imprensa, naquela época, dizia que a certidão de óbito certificava a embolia pulmonar como a causa. Contudo, há autores que consideraram a morte como sendo o resultado de uma overdose de calmantes”, detalhou a casa de leilões.

O funeral da artista ocorreu no icônico Palácio de Belas Artes, no centro histórico da Cidade do México, no dia 13 de julho de 1954. Todas as sete fotografias que mostram o que aconteceu naquele dia são de autor desconhecido, medem 12,8 por 18,6 centímetros e possuem anotações. As fotos foram avaliadas entre 16 mil e 20 mil pesos (entre R$ 3.745 e R$ 4.682).

Fonte: R7

Sair da versão mobile