Ícone do site Funerarianet

Funerário Vivencial

 

Devemos ser uma das únicas categorias profissionais que não apenas evita, como também pouco esta preparada para falar do cerne da sua atividade. Daquele elemento que é o fator original de todos os acontecimentos e que culmina com a razão da sua existência laboral: a tão estigmatizada “MORTE”.

Conheço pessoalmente milhares de Diretores Funerários, mas os que conseguem falar com naturalidade sobre o tema não chegam a 100. Falar de Morte com propriedade, respeito, conhecimento e princialmente sensibilidade requer muito mais que experiencia profissional e administrativa, qualidades comuns e presente em todos os profissionais, mas que, por si só, não os habilitam a falar da Morte.

Abordar este tema requer uma percepção da sua própria existência muito apurada e a capacidade de compreender o poder, o limite e o sentido das palavras para cada situação e momento. Não basta querer falar de morte, muitos nunca atingirão uma performance adequada – não sem antes eles próprios a compreenderem – e isto requer um desprendimento que vai além dos afazeres de um empresario funerário., tão comum hoje no setor. É preciso ser um Funerário Vivencial, que eu defino como o funerário que aprendeu pela vivencia, com o sofrimento do seu semelhante, a superar suas dificuldades e auxiliar o seu próximo.

  1. Falar de funeral não é a mesma coisa que falar de MORTE, da mesma forma que ser um empresario funerário não é a mesma coisa que ser um Funerário Vivencial, não existe nada de errado em ser um, ou o outro, ou os dois, é só uma questão de opção de vida antes da morte.
Sair da versão mobile