Tóquio terá novo cemitério vertical

Projeto foi escolhido através de um concurso internacional e traz a solução para o crescente aumento de sepultamentos na capital japonesa

 O instituto de pesquisa arquitetônica Arch Out Loud anunciou em janeiro de 2017 os vencedores do concurso internacional para um Cemitério Vertical em Tóquio. A cidade  busca soluções para o crescente numero de sepultamentos.

O concurso desafiou arquitetos e designers a desenvolverem propostas para um cemitério vertical que explorasse a relação entre a vida e a morte na cidade, levando em conta a identidade cultural local.

Das 460 propostas que representam 54 países e seis continentes, um vencedor e três finalistas foram selecionados por um júri, que incluiu David Adjaye, Tom Wiscombe, Alison Killing e outros experts da arquitetura mundial.

O Projeto vencedor é: A Morte não é o fim, de Wei Li He, Wu Jing Ting Zeng, Zhi Ruo Ma, Kui Yu Gong, da China.

O conceito explora uma nova maneira de lidar com a restrição espacial para cemitérios urbanos, enquanto expressa uma abordagem única para a vida e a morte.

É uma torre de balões. Os esquifes serão armazenados nos “balões”, que sobem gradualmente e eventualmente “voam” escapando da linearidade.

Além do Grupo Chinês, que venceu o concurso, outros 3 projetos foram classificados:

  • Entre, de Moises Roro Marquez, Carlos Orbea Martinez, Gonzalo Garcia-Robeldo, Piotr Panczyk, da Espanha.
  • Além do horizonte da consciência, de Anna Eckes, Olaf Mitka; Krakow, da Polônia.
  • Paisagem Interior, de Niccolo Brovelli, da Itália